Taxa de inflação nos Açores baixa para 1,31% em março

Subida de preços voltou a desacelerar em março, baixando 0,34 pontos percentuais face a fevereiro

A subida de preços na Região voltou a desacelerar em março, fixando-se em 1,31%, o que se reflete numa redução de 0,34 pontos percentuais face ao mês anterior.

Os dados sobre a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC), “Total” de março, encontram-se publicados no Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), verificando-se que nos Açores a taxa homóloga de março foi inferior à registada a nível nacional (2,29%).

Quanto à taxa de inflação média dos últimos doze meses na Região, terminados em março, constata-se novamente uma descida para 3,4%, sendo contudo superior à nacional que se fixou nos 2,92%.

Segundo o SREA, “as maiores variações médias positivas verificaram-se nas classes ‘Restaurantes e hotéis’ (8,90%), ‘Produtos alimentares e bebidas alcoólicas’ (8,23%), ‘Comunicações’ (4,99%) e ‘Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação’ (3,25%)”.

“Em sentido contrário, a única classe que apresentou variação média negativa foi a do ‘Vestuário e calçado’ (-1,83%)”, revelam os números.

Já a taxa mensal do IPC “Total” de março situou-se em 1,61%, verificando-se uma subida de 1,85 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

De acordo com os dados, a classe “Vestuário e Calçado”, com 23,45%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa foi a classe “Educação”, com -0,80%.

Em comparação, a taxa mensal a nível nacional foi de 1,96%.

Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) a nível nacional, registou uma variação homóloga de 2,6%, valor superior em 0,3 pontos percentuais ao registado no mês anterior e 0,2 pontos percentuais acima do estimado pelo Eurostat para a área do euro (em fevereiro, a taxa em Portugal tinha sido inferior à da área do euro em 0,3 pontos percentuais).

 

Açoriano Oriental (17/04/2024)