GLEX Summit decorre este ano nas cidades do Porto e Angra

Cimeira dos exploradores decorre este ano em duas cidades Património Mundial, começando no Porto e terminando em Angra do Heroísmo

A quinta edição da Global Exploration Summit (GLEX Summit) vai realizar-se este ano entre os dias 15 e 19 de junho, repartida entre as cidades do Porto e Angra do Heroísmo, trazendo a Portugal mais de duas dezenas de exploradores e cientistas, muitos deles ‘lendas vivas’ das suas áreas de atividade e investigação.

Conforme refere uma nota de imprensa, a cimeira dos exploradores, organizada pela Expanding World, com a chancela e curadoria do The Explorers Club, é conhecida como a “Davos da exploração” e terá o seu início este ano pela primeira vez na cidade do Porto, seguindo-se dois dias em Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, onde serão debatidos temas como o poder e o futuro da exploração, o fundo dos oceanos e as novas missões espaciais.

Em nota imprensa, a organização da GLEX Summit salienta a escolha do Porto e de Angra do Heroísmo para acolherem a cimeira deste ano por serem “duas cidades Património Mundial, com ligações históricas à exploração”.

Na GLEX Summit deste ano, vai estar em destaque a missão Artemis, que vai levar uma tripulação de astronautas a pisar a lua, pela primeira vez, desde 1972. Outro dos destaques da cimeira vai ser o papel do Espaço e dos Oceanos para a recolha de dados que permitam investigar e mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Um ano depois da implosão que provocou a morte dos cinco passageiros que seguiam a bordo de um submersível, a cimeira vai acolher igualmente a sessão “What happened with Titan?” (O que aconteceu ao ‘Titan’). Destaque ainda para a gravação de um episódio do programa de rádio da BBC ‘The Infinite Monkey Cage’, apresentado pelo comediante, ator e escritor inglês, Robin Ince, com a participação do físico Brian Cox, que pela primeira vez visita Portugal.

Entre os nomes já confirmados na quinta edição da GLEX Summit estão Brian Cox (físico de partículas, professor e investigador); James Garvin (cientista da Terra e dos planetas); Joe Rohde (arquiteto e designer americano); Chris Mason (cientista da NASA); Martina Capriotti (bióloga marinha); Rebecca Hui (fundadora do Roots Studio); Sara Sabry (primeira astronauta egípcia e primeira mulher africana a ir ao espaço); Ana Pires (investigadora e cientista-astronauta ) e Tess Casswell (geóloga e engenheira da NASA).

A GLEX Summit deste ano começa na Alfândega do Porto a 15 de junho e prossegue nos dias 18 e 19 de junho no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

18 e 19

Ilha Terceira - O Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo vai acolher a GLEX Summit nos dias 18 e 19 de junho.

 

Açoriano Oriental (15/04/2024)