Sustentabilidade vai ser critério para apoio do Governo a eventos

Governo já faz recomendações mas pretende alterar a legislação, no sentido de introduzir as medidas de sustentabilidade como um critério para o apoio a eventos. O anúncio foi feito pela secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo.

As medidas que promovam a sustentabilidade vão ser um critério para o apoio a eventos que se realizam nos Açores, estando o Governo a preparar uma alteração legislativa nesse sentido, que quer ver aprovada o mais rapidamente possível.

“Neste momento já são feitas recomendações aos promotores dos eventos apoiados, mas o objetivo é que este seja um critério oficial na legislação”, afirmou a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, em declarações aos jornalistas após intervir em Ponta Delgada na abertura de um Seminário sobre “Eventos Mais Sustentáveis”, organizado pela SGS Açores no Hotel Azoris Royal Garden.

A intenção, especificou Marta Guerreiro, é alterar a legislação que regula o apoio da Região aos eventos “no sentido de incorporar também este item”, ou seja, o critério de sustentabilidade do evento.

Marta Guerreiro afirmou até esperar que esta seja uma matéria consensual quando for discutida e aprovada na Assembleia Regional, referindo que a secretaria regional que dirige está a fazer tudo para que a proposta de alteração legislativa seja apresentada “o mais rapidamente possível”, talvez ainda este ano.

Para a realização de um evento sustentável - seja ele um festival de música, uma competição desportiva ou uma feira, por exemplo - importa ter em atenção critérios como as medições de emissões e as respetivas compensações; as compras éticas com valor social realizadas no mercado local; a redução ou eliminação de papel e de embalagens descartáveis de plástico; o incentivo à utilização de transportes públicos ou o recurso a alojamentos certificados como sustentáveis.

Por isso e para Marta Guerreiro, a aposta na realização de eventos sustentáveis (eco-eventos) pode também ser um negócio, mais do que uma responsabilidade e uma despesa, na medida em que esta certificação “pode e deve promover os eventos com esta marca”.

Marta Guerreiro apela até a que se forme um movimento de ‘arrasto’ em todo no tecido empresarial e institucional, rumo à promoção de eco-eventos.

A secretária regional com a pasta do Turismo reconheceu que não havia até há pouco tempo atrás muita sensibilização para a sustentabilidade por parte da maioria dos promotores de eventos nos Açores.

Contudo, a mudança de paradigma na organização de eventos tem-se dado de forma acelerada, sendo por isso “com muita satisfação que vemos cada vez mais entidades sensibilizadas para a importância da sustentabilidade”, afirmou Marta Guerreiro.

A secretária regional falou ainda do processo lançado no final de 2017 no sentido de conseguir para os Açores uma certificação como destino turístico sustentável, segundo os critérios do Global Sustainable Tourism Council.

Marta Guerreiro afirmou que se mantém o objetivo dos Açores conseguirem obter esta certificação este ano, “num processo que tem várias etapas, que temos vindo a cumprir”, afirmou.

A SGS, que organizou o seminário sobre Eventos Mais Sustentáveis” ontem em Ponta Delgada, é uma empresa multinacional da área dos serviços de inspeção, verificação, análise e certificação.

O seu responsável nos Açores, Rui Cordeiro, salientou o facto da SGS ter o seu próprio mecanismo de certificação de serviço designado de “Evento Mais Sustentável”, a par da certificação internacional ISO 20121, que estabelece o sistema de gestão de eventos sustentáveis.

Rui Cordeiro lembrou também que a grande maioria dos eventos que se realizam nos Açores se faz com poucos recursos de gestão, pelo que reconheceu a dificuldade com que os promotores se debatem para cumprir normas internacionais de certificação sustentável, que se destinam à gestão de grandes eventos, numa dimensão e num nível de organização que não é o que se encontra nos eventos que se realizam nos Açores.

Por isso, salientou a importância da certificação “Evento Mais Sustentável”, que foi pensada para se adaptar melhor à realidade da organização de eventos de menor dimensão e “muito adequada à realidade açoriana”, referiu Rui Cordeiro.

O responsável da SGS nos Açores reforçou, por fim, a necessidade de se apostar na certificação sustentável, numa região cada vez mais virada para o turismo e onde se realizam cada vez mais eventos, com uma importância crescente.

Os fatores de risco que um evento sustentável procura eliminarA acumulação de lixo; a falta de higiene nas instalações sanitárias; os riscos alimentares; os acidentes dentro dos recintos ou os prejuízos nas imediações.

Tudo isto são fatores que o promotor de um evento quer evitar e que trazem impactos muito negativos ou mesmo prejuízos para uma organização.

São situações como esta que a certificação de um evento como sustentável pretende evitar, trabalhando com o promotor no sentido do evento ter uma boa aceitação na comunidade, realizar-se com segurança e higiene ou ter uma boa formação dos seus colaboradores para a gestão de conflitos.

Além disso, um evento sustentável gere bem os resíduos, reutiliza os materiais e monitoriza os recursos de água e energia, entre outros aspetos.


Fonte: Açoriano Oriental