CCAH expressa satisfação com atribuição do Prémio Venice TV Award 2024 à novela “Senhora do Mar”

A Direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) manifesta grande satisfação com a atribuição do prestigiado Prémio Venice TV Award à novela da SIC produzida pela SP Televisão, “Senhora do Mar”.

É com orgulho que vemos os Açores associados a esta novela de inegável qualidade, agora brindada com este prémio que distingue as melhores produções televisivas do ano. Para a CCAH, o prémio é um marco não só para a ficção nacional, mas também para a projeção da Região, em geral, e da Terceira, São Jorge e Graciosa, em particular, no panorama audiovisual global, à semelhança do que já ocorrera na ilha de São Miguel com a série “Rabo de Peixe” da Netflix.

A novela "Senhora do Mar" tem desempenhado, de acordo com os empresários, um papel crucial na promoção da Terceira, São Jorge e Graciosa como destinos turísticos de excelência. Através da sua narrativa envolvente e do retrato que tem feito das belezas naturais e da riqueza cultural destas ilhas, o projeto tem atraído a atenção de espectadores nacionais e cativado audiências internacionais.

Estamos a falar de um cartaz turístico diário, permanente e com uma duração longa no tempo em canal aberto, o que se revela extremamente vantajoso para a divulgação do destino.

Segundo a associação empresarial, este tipo de visibilidade é vital para o desenvolvimento do turismo e da economia local, uma vez que cada episódio da novela, que divulga cenários destas ilhas, representa mais um incentivo para visitantes descobrirem a sua natureza, a sua História, a sua cultura e gastronomia.

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo acredita ainda que triunfos como este representam oportunidades para catapultar ainda mais Terceira, São Jorge e Graciosa a nível económico, alavancando a qualidade única do seu produto turístico.

A CCAH gostaria de realçar que a vinda da novela para a Região não constituiu um custo, mas um investimento a pensar nos ganhos futuros. Os empresários entendem que o retorno económico deste tipo de produções para hotéis, restaurantes, agentes culturais, serviços de transporte, entre outros, ultrapassa largamente o investimento prévio que foi realizado.

É também de salientar que o sucesso desta produção televisiva na nossa Região é um reflexo do esforço conjunto de diversas entidades, incluindo o Governo Regional dos Açores, as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Velas e Santa Cruz da Graciosa, bem como a mobilização ativa de toda a sociedade. A CCAH considera que este é um exemplo de bem fazer dos poderes públicos na promoção conjunta dos destinos, em específico da Terceira, São Jorge e Graciosa, pelo que apelamos que este tipo de abordagem seja prosseguido no futuro para conseguirmos ter uma maior e melhor divulgação das ilhas tanto a nível nacional, como internacional.

Para a CCAH, os Açores têm um enorme potencial como cenário para produções televisivas, sendo que devem ser impulsionadas e desenvolvidas estratégias de captação de iniciativas deste tipo junto de televisões ou plataformas streaming, tal é o sucesso dessa opção à escala mundial.

Por exemplo, um estudo francês recente destaca os benefícios significativos que o cinema e as produções televisivas podem trazer para a promoção de destinos turísticos. Os resultados desse estudo são impressionantes: 80% dos inquiridos manifestaram a intenção de visitar a França após verem um filme francês; 91% dos espectadores de filmes franceses compram produtos franceses; e 57% admitiram que decidiram comprar um produto francês depois de verem um filme francês. Esses números demonstram claramente a relevância que as produções televisivas podem ter na promoção de destinos e na influência sobre o comportamento dos consumidores.

Por outro lado, segundo o Travelsat Competitive Index, 80 milhões de turistas escolheram o seu destino em 2017 depois de o verem num filme ou numa série, representando 6,1% do total de turistas no mesmo ano. Esses dados salientam as vantagens do turismo cinematográfico, especialmente no que diz respeito à visibilidade que as produções audiovisuais podem proporcionar a uma cidade, região ou país.

A terminar, a CCAH reitera o seu apoio a iniciativas como esta, que trazem visibilidade e notoriedade aos destinos turísticos, e felicita, em específico, todos os envolvidos na realização e êxito da novela "Senhora do Mar".