Mais voos para a Terceira é vitória da negociação
A CCAH - Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo reconheceu ontem, em comunicado, que "a capacidade de negociação demonstrada pelas companhias aéreas e a pro-atividade do Vice-Presidente do Governo, que tutela o Aeroporto das Lajes, foram determinantes para alcançar este reforço de voos para a ilha Terceira" na época de Inverno IATA 2024/2025.
Para os empresários, trata-se de um passo "crucial para o fortalecimento das acessibilidades à ilha, para a mobilidade dos terceirenses e para a robustez económica das empresas".
"O reforço dos voos internacionais com a nova ligação semanal entre a Terceira e a cidade de Nova Iorque e a ligação entre a Terceira e Boston, operadas pela SATA, reforçam não só os laços com a diáspora, como constituem oportunidades para a projeção turística da ilha e do Grupo Central", refere o órgão liderado por Marcos Couto.
A CCAH entende também como relevante "facto da SATA, em relação à operação doméstica, ter reforçado a oferta com mais um voo semanal entre a Terceira e Lisboa e dois voos semanais entre a Terceira e o Porto".
Para os empresários, "é muito positivo que um avião da TAP pernoite no Aeroporto das Lajes três vezes por semana, o que resulta numa oferta total de 10 voos semanais". Trata-se, segundo os empresários, "de uma decisão extraordinária para a conetividade da ilha com exterior, beneficiando residentes, turistas e comerciantes".
Este aumento de ligações aéreas para o próximo Inverno representa, de acordo com a CCAH, "uma maior previsibilidade e flexibilidade em termos de voos, permitindo, assim, uma resposta mais eficaz às necessidades dos terceirenses, que pareciam abandonados à sua sorte em matéria de mobilidade".
"Esta melhoria nas ligações aéreas terá um impacto significativo na economia local, mitigando os efeitos da sazonalidade e proporcionando a possibilidade de atrair mais visitantes durante a época baixa".
MOMENTO "HISTÓRICO"
Também ontem, o PSD da Terceira contestou "o pessimismo constante do Partido Socialista" ao comentar (ver DI de ontem) os novos voos para a Terceira. Para os social-democratas, o turismo está na ilha está num "momento histórico".
"Os números não enganam: a Terceira nunca registou tantas dormidas, tantos passageiros e tão elevado volume de receitas. O turismo na Terceira vive um momento histórico, o que desmente o pessimismo constante do Partido Socialista", afirmou Paulo Gomes, da Comissão Política de Ilha da Terceira do PSD/Açores.
O dirigente social-democrata falava numa conferência de imprensa COM o CDS-PP sobre a atividade turística e as ligações aéreas na Ilha Terceira.
"Só nos primeiros sete meses deste ano, o turismo já faturou quase 12 milhões na Terceira", disse.
Diário Insular (20/09/2024)