Praia promove I Jornadas Económicas
O município praiense promove, sábado e domingo, no Auditório do Ramo Grande, as primeiras Jornadas Económicas da Praia da Vitória.
"Entendemos que é estratégico que os nossos empresários e decisores tenham um espaço privilegiado para discutir os desafios e os problemas, assim como conhecer apoios, medidas em vigor ou em fase de construção. O nosso objetivo é que estas jornadas se realizem anualmente, vindo a consolidar-se como um espaço privilegiado de debate da nossa economia", defende a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira.
O fórum, com a primeira edição subordinada ao tema "O Comércio e a Economia Locais num Mundo de Incerteza", surge com o objetivo de "consolidar-se como um espaço de discussão e análise da realidade económica local enquadrada nas dinâmicas regionais, nacionais e internacionais".
O primeiro debate está agendado para as 19h15 de sábado, dia 14, contando com as intervenções do diretor regional do Empreendedorismo e Competitividade, Bruno Belo, que abordará o quadro de apoios Açores 2030, do presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, Gualter Furtado, que analisará os desafios da Região no horizonte 2030, e do presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Marcos Couto, que vai refletir sobre a economia da Terceira no mesmo período temporal.
No domingo, dia 15, a partir das 19h, estão previstas as intervenções do presidente da Escola Profissional da Praia da Vitória, Domingos Borges, que discutirá o mercado de trabalho e o ensino profissional regionais, e também do empresário Leonel Homem, da Eniciale (comércio a retalho), do empresário Sérgio Martins, pela Associação do Alojamento Local dos Açores e do empresário José Almerindo Costa, do restaurante O Pescador, que abordarão os desafios que se colocam a estes setores.
Diário Insular (12/09/2024)