Rota do Leite e do Queijo diversifica fontes de rendimento
A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo considera "viável" a rota turística dedicada ao leite e queijo, criada este ano pelo município em parceria com os produtores, operadores turísticos e com a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória.
Ontem, a vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Fátima Amorim, "acompanhou uma destas experiências na exploração agrícola de Pedro e Lisa, que recebeu um grupo de turistas norte-americanos com o operador turístico TT - Terceira Tours", indica o município, numa nota de imprensa.
"Durante o encontro, os turistas puderam vivenciar de perto o processo de produção de leite e queijo, interagir com os produtores e degustar alguns produtos locais", é descrito.
Fátima Amorim considera que "a Rota do Leite e do Queijo é uma oportunidade única para diversificar as fontes de rendimento das explorações agrícolas, enquanto dá a conhecer, de forma próxima e realista, o dia-a-dia das pessoas ligadas à produção do leite".
A vereadora entende que "este é um dos principais setores económicos da nossa ilha, e é fundamental que todos conheçam o trabalho e a dedicação que lhe estão subjacentes".
No mesmo comunicado, a "Rota do Leite e do Queijo" é apresentada como "uma nova e emocionante experiência turística que promete cativar visitantes de todo o mundo".
"Esta iniciativa oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto as atividades das explorações de leite, enquanto desfrutam das paisagens da Terceira e saboreiam os produtos locais", destaca a câmara municipal.
"Com as oito explorações agrícolas e os seis operadores turísticos atualmente associados, a 'Rota do Leite e do Queijo' proporciona uma imersão autêntica no quotidiano das pessoas que trabalham no setor leiteiro, um dos pilares da economia da ilha. Esta rota não só promove o turismo sustentável, mas também alarga a rentabilidade das explorações agrícolas ao integrar novas atividades. Todos os produtores e operadores turísticos que cumpram os requisitos podem juntar-se a esta iniciativa", vinca.
Na página de Internet da "Rota do Leite e do Queijo" (https://rotadoleiteedoqueijo.pt/) é possível agendar visitas às oito explorações agrícolas envolvidas, incluindo duas com queijaria.
É possível visitar as explorações de Anselmo Pires, Bento Pereira, Paulo Jorge Pimentel, José Luis Parreira, Lisa e Pedro Guilherme e a Casa Agrícola Soares, a Brian Dinis Agropecuária Lda e o Grupo Barcelos - Quinta dos Açores.
"O turista irá sair da exploração com uma ideia completamente diferente do que é a nossa realidade e dos benefícios que fazemos no nosso meio ambiente. Não é à toa que os agricultores são considerados os jardineiros dos Açores, porque se não fossem os agricultores os Açores não tinham a divulgação que têm", afirmou, em maio, ao DI, Anselmo Pires, produtor que participa na rota.
Diário Insular (03/09/2024)