Valor por metro quadrado da habitação subiu 9,1%


O valor mediano de avaliação bancária na habitação (apartamentos e moradias) nos Açores subiu 9,1% em julho deste ano face ao mesmo mês do ano passado.

O valor mediano de avaliação bancária na habitação nos Açores foi de 1226 euros por metro quadrado em julho de 2024, o que representa uma subida de 9,1% e de cerca de 100 euros por metro quadrado face ao valor que se registava em julho do ano passado.

Conforme os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor mediano de avaliação bancária na habitação nos Açores em julho de 2024 foi ainda assim o terceiro mais baixo entre as nove regiões do país, apenas acima da região Centro (1100 euros por metro quadrado) e do Alentejo (1083 euros por metro quadrado).

O valor mediano de avaliação bancária na habitação nos Açores em julho de 2024 ficou, no entanto, bastante abaixo da média nacional, que foi de 1638 euros por metro quadrado e, sobretudo, da região do país onde o valor por metro quadrado da habitação, na média entre os apartamentos e moradias, é mais elevado, que é o caso da região da Grande Lisboa, com 2411 euros por metro quadrado.

Ainda segundo os dados do INE, o valor mediano de avaliação bancária na habitação nos Açores em julho de 2024 estava igualmente abaixo do verificado na Madeira (1928 euros por metro quadrado).

Refira-se que nos Açores, como no país em geral, são os apartamentos que têm a avaliação bancária mais elevada, com 1668 euros por metro quadrado em julho de 2024, enquanto que as moradias registavam no mês passado uma avaliação de 1134 euros por metro quadrado.

Relativamente a julho do ano passado, os apartamentos nos Açores foram também os que registaram a subida percentual mais elevada entre as tipologias de habitação, com um aumento de 10,3%, correspondente a mais de 150 euros por metro quadrado face a julho do ano passado.

 

Açoriano Oriental (27/08/2024)