Municípios que aplicam taxa turística mais do que duplicam num ano
Atualmente, há pelo menos 38 municípios que aplicam a taxa turística ou planeiam fazê-lo até ao próximo mês de outubro.
A autarquia de Matosinhos surge com outro contrato (24,6 milhões mais IVA) assinado também com a Ecorede. Em causa está a recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana na zona Nascente do concelho durante um período de dez anos.
O número de municípios que aplicam a taxa turística, a cobrar sobre as dormidas realizadas em estabelecimentos hoteleiros ou unidades de alojamento local situados nos seus territórios, num determinado período, mais do que duplicou no intervalo de um ano, noticia, esta segunda-feira, o Público.
Segundo o jornal, no ano passado, por esta altura, eram 15 os concelhos portugueses que cobravam esta contribuição, enquanto agora são já pelo menos 38 aqueles que a arrecadam ou começarão a fazê-lo até outubro próximo.
E outros mais se preparam para avançar, nos próximos meses, com a instituição desta tarifa, cuja aplicação tem sido justificada como forma de mitigar os efeitos da pressão turística. Um deles será Matosinhos, que cobrará dois euros, a partir de janeiro de 2025.
Jornal Económico (19/08/2024)