Encontro de Canyoning nas Flores junta 50 participantes na ilha
A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), em parceira com os Municípios das Lajes das Flores e de Santa Cruz das Flores estão a promover em Encontro de Canyoning na ilha das Flores, que vai juntar mais de cinco dezenas de participantes da modalidade e convidados na ilha de 10 nacionalidades diferentes, entre os dias 03 e 08 de outubro.
A iniciativa, organizada por três empresas locais, Experience OC, Ocidental Adventures e WestCanyon, é cofinanciada pelo Programa Operacional Açores 2020 no âmbito do projeto QUALPROTUR, e pretende a promoção da prática do Canyoning nos Açores, bem como do destino enquanto local de qualidade máxima para a prática do Canyoning, assim como diminuir o efeito da sazonalidade na ilha das Flores.
O evento irá decorrer de 03 a 08 de outubro e é direcionado para praticantes de Canyoning individuais ou em grupo que tenham experiência. Durante todos os dias vão decorrer práticas de canyoning em diferentes locais na ilha e estão agendados workshops, apresentações, e momentos sociais. O arranque, a 03 de outubro, inclui a cerimónia de abertura e a apresentação do Guia de Canyoning e História da Modalidade nos Açores por Francisco Silva. No dia 04 há apresentações sobre “Canyoning: Precipitação, Barragens e Risco”, “Apresentação do Meeting Madeira” e “Apresentação de Canyoning em São Miguel”. A 06 de Outubro, um Workshop sobre “Autossocorro e Socorros Primários em Canyoning”, por Jean Louis Giardino.
O canyoning é uma atividade que consiste na descida de um percurso com desníveis acentuados, com o objetivo de explorar os cursos de água, normalmente no sentido descendente. A ilha das Flores, classificada de Reserva da Biosfera, é reconhecida como um dos melhores destinos de canyoning da Península Ibérica, contando já com mais de quatro dezenas de troços identificados na Ilha.
A iniciativa enquadra-se no projeto QUALPROTUR, para qualificação e promoção turística, que vem sendo desenvolvido pela CCAH em parceria com os municípios de todas as ilhas dos grupos central e ocidental dos Açores em vários domínios: eventos; estruturação de experiências e desenvolvimento de produtos turísticos (roteiros, brochuras ou desdobráveis); workshops e ações de formação e qualificação de agentes; ações e elementos promocionais, como merchandising, bancos de fotos, vídeos e criação de websites.