Queijo de São Jorge marca arranque dos eventos QUALPROTUR

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), através do seu Núcleo Empresarial da ilha de São Jorge (NESJ), e em parceria com o Município de Velas, no âmbito do projeto QUALPROTUR, realizou, no passado dia 24 de Abril, a iniciativa Cheese INature, com vista à promoção e divulgação do Queijo de São Jorge.

A iniciativa contou com um Seminário, com dois painéis, um relacionado com a “História, Produção e Comercialização do Queijo de São Jorge” e o outro com a “Ligação do Vinho ao Queijo, e as potencialidades do Queijo”, onde estiveram presentes convidados nacionais e regionais, entre os quais os reconhecidos chefs Vitor Sobral e José Maria Moreira. Estes foram, igualmente responsáveis pela preparação de momentos de degustação e de um Workshop dedicado às crianças. Além destes momentos, o Programa contou, ainda, com visitas temáticas.

O evento é parte integrante do projeto QUALPROTUR, liderado pela CCAH, em parceria com os municípios de sete das nove ilhas dos Açores, e que conta com o cofinanciamento do Programa Operacional Açores 2020. O projeto visa potenciar a qualificação dos agentes turísticos, estruturar as experiências, de uma forma conjunta e complementar, em cada ilha e município e promover o destino Açores, respetivos municípios, experiências turísticas e agentes económicos locais.

Além do evento já realizado em Velas, estão programados eventos no segundo semestre deste ano, em Santa Cruz da Graciosa, relacionado com o mergulho, nas Flores, sobre a temática do Canyoning, no Faial, sobre o Mar, e na Terceira, um encontro de agentes com a temática da digitalização.

O QUALPROTUR já promoveu um ciclo com 27 workshops em formato e-learning, com um total de 215 horas, e a participação de mais de uma centena de agentes das ilhas Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico, Faial, Flores e Corvo, e prevê outras ações de fundamental importância para os municípios parceiros, como: a conceção e lançamento de portais promocionais de cada uma das ilhas; vídeos, portfolios fotográficos promocionais e mechandising, por concelho; folhetos ou pequenos livretes sobre temáticas específicas, como zonas costeiras, famílias, bikotel ou mergulho; roteiros temáticos constituindo um conjunto e procurando uma visão semelhante, sobre temas como o Espirito Santo, história, os Museus, ou as Freguesias de cada concelho.

O QUALPROTUR tem um custo total elegível aproximado de 978 mil euros, cofinanciado a 85% pelo Programa Operacional Açores 2020, e apoiado nos restantes 15% pelos municípios parceiros: Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Velas, Horta, Madalena, São Roque do Pico, Lajes das Flores e Santa Cruz das Flores.