Comissão dedicada ao sector de Vitivinicultura na CCAH
A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) tem pela primeira vez uma Comissão ligada ao setor de Vitivinicultura, tendo em vista a rentabilidade, sustentabilidade e valorização do setor. É composta por dez elementos:
1. Marcos Couto (Direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo),
2. Rui Martins (Casa Agrícola Vitivinícola Rui Martins - Presidente de Comissão),
3. Ricardo Barros (Presidente da Assembleia Geral – Associação dos Vitivinicultores da Ilha Terceira);
4. Manuel Pires Luís;
5. Fátima Amorim (Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo);
6. Paula Sousa (Vereadora da Câmara Municipal da Praia da Vitória);
7. Pedro Hintze Ribeiro (Diretor Regional da Agricultura, Secretaria Regional da Agricultura);
8. Luís Vasco Cunha (Materramenta);
9. Sandro Mendonça (Adega dos Sentidos);
10. Raimundo Silva (Adega dos Ferreiros)
Este novo Órgão Consultivo da CCAH surge da importância que a Vitivinicultura tem vindo a assumir e a indispensabilidade de uma reflexão profundada sobre os desafios que o setor enfrenta e terá no futuro, podendo desempenhar um papel essencial para a ilha e para os Açores.
A Comissão tem como missão reunir as necessidades do setor, definindo objetivos e ações que possam contribuir para o desenvolvimento estruturado e sustentado da vitivinícola regional, com vista à rentabilidade, sustentabilidade e valorização deste setor, fazendo propostas, com vista a melhorar os aspetos que consideram relevantes.
Desde a sua constituição, foram realizadas três reuniões, onde todos os intervenientes institucionais no sector da vitivinicultura foram convidados a estar presentes.
Em reunião foram definidos como temas a abordar:
As castas que devem ser utilizadas na ilha; meteorologia; transformação da uva; mão de obra e a sua formação; campus de experimentação; distribuição do vinho em mercados exteriores; utilização de vinhos locais em cerimónias realizadas por entidades públicas; recomendação em restaurantes locais; divulgação/marketing do produto; apoios financeiros; seguros; representação da vitivinicultura em associações locais, como a Federação Agrícola dos Açores; e aposta na tecnologia.
A última reunião da Comissão contou com a presença do Professor João Madruga, como convidado especial, para apresentação do trabalho científico desenvolvido no estudo das áreas propícias para desenvolvimento da viticultura, devido às alterações climáticas e de solo apresentados. Nesta mesma reunião, o enólogo Pedro Comporta, em representação do Diretor Regional da Agricultura, enquadrou a realidade produtiva da Terceira no contexto regional da viticultura, onde se conclui que existem produções muito variáveis, pouco relevantes a nível regional, novas vinhas ainda sem produção e crescente produção de vinho certificado como IG.
A Comissão está, agora, a trabalhar numa proposta que mitigue alguns dos constrangimentos identificados, e contribua para o crescimento económico do setor.