Vendas no comércio a retalho nos Açores subiram 7,52% em julho

O índice de vendas do comércio a retalho de produtos alimentares nos Açores registou em julho de 2022, a preços constantes (valores brutos, deflacionados), uma variação mensal homóloga positiva de 7,52% e trimestral homóloga igualmente positiva de 5,47%, de acordo com os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores.

Os índices de volume de negócios no comércio a retalho (produtos alimentares) têm por objetivo mostrar a evolução do mercado do comércio a retalho naquele setor. Os índices são obtidos tendo por base o Inquérito Mensal ao Volume de Negócios e Emprego no Comércio a Retalho (IVNE-CR), realizado por via eletrónica, junto de unidades estatísticas selecionadas a partir de empresas sediadas na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente detentoras de grandes superfícies comerciais.

A preços constantes (corrigidos dos efeitos calendário e sazonalidade, deflacionados), verifica-se um acréscimo de 7,40% relativamente à variação média nos últimos 12 meses. Quanto à variação mensal, esta apresenta uma variação positiva de 1,52%.

Relativamente à variação mensal homóloga e média nos últimos 12 meses a preços correntes (valores brutos), a mensal homóloga situa-se em 19,35% e a média nos últimos 12 meses nos 10,20%.

Este crescimento não pode deixar de ter em conta a retoma no turismo que se verificou em 2022 nos Açores. Os números de julho de 2022 quando comparados com os números do período homologo demonstram o efeito da retoma do turismo, uma vez que em 2021 o sector do turismo e o impacto que tem também nas vendas do comércio a retalho revelava ainda a influencia das medidas de contenção da pandemia covid-19 e os tímidos números verificados nos Açores em 2021 no turismo.

Fonte: Diário Insular