Compras com cartão multibanco sobem 26% no mês de julho

As compras nos Açores, em julho, com recurso a terminais de pagamento automático (TPA) atingiram 164,7 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 26%, indicam os últimos dados divulgados pelo SREA (Serviço Regional de Estatística dos Açores).

"Os levantamentos em caixas automáticos atingiram o montante total de 59,6 milhões de euros, verificando-se um aumento homólogo de 10,3%", acrescenta o SREA.

De acordo com a publicação do serviço regional de estatística, cerca de 132,7 milhões de euros são de compras com cartões de bancos nacionais (subida homóloga de 13,7%).

Já 32,1 milhões de euros referem-se a compras com cartões de bancos internacionais, mais 129%.

"Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 1,4 milhões de euros, representando um acréscimo homólogo de 2,4%", avança o SREA.

Dos levantamentos em caixa automático, "cerca de 54,1 milhões de euros são de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 6,1% e perto de 5,6 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 78,7%".

Os pagamentos de serviços em caixa automático totalizaram cerca de 9,6 milhões de euros, apresentando um aumento homólogo de 10,4%, refere o SREA.

O volume de compras e levantamentos nacionais representou 91,1% do total de compras e levantamentos nos últimos 12 meses.

O SREA tem publicado vários indicadores sobre a economia açoriana.

Recentemente, o DI noticiou que as exportações de bens atingiram nos Açores, no segundo trimestre deste ano, 39,2 milhões de euros. Foi um aumento de 23,3% em termos homólogos.

Segundo o boletim trimestral do SREA, as importações representaram 34,6 milhões de euros (diminuição de 12,2% em termos homólogos).

"O saldo verificado neste trimestre (4,6 milhões de euros), é superior ao saldo do trimestre homólogo (-7,6 milhões de euros) e ao saldo do trimestre anterior (4,1 milhões de euros)", precisava o SREA.

No que se refere aos países intracomunitários, os Açores registaram um saldo positivo de 4,9 milhões de euros (26,1 milhões de euros de exportação contra 21,2 milhões de euros de importação).

Já quanto aos países fora da União Europeia, a região verificou "um saldo negativo de 285 milhares de euros (13,2 milhões de euros de exportação contra 13,4 milhões de euros de importação".

A publicação do Serviço Regional de Estatística dos Açores referia sobre os grupos de produtos transacionados que "os que representam a maior percentagem são os produtos alimentares e bebidas, quer na entrada (64,0%) quer na saída (49,8%)".

Fonte: Diário Insular