Programa Commercia distingue 20 espaços na ilha Terceira

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) lançou, ao final da tarde do dia 17 de maio, o Programa “Commercia”. O Programa visa reconhecer, salvaguardar e divulgar os estabelecimentos e entidades de interesse histórico, cultural e/ou social, da área de abrangência da CCAH, e envolve 20 espaços da ilha Terceira.

Na apresentação, o Presidente da CCAH realçou a importância de “dar a conhecer a quem nos visita, mas também aos locais, a história e importância do comércio nas cidades”. A distinção tem, no âmbito do Programa, dois objetivos essenciais: identificar e salvaguardar os estabelecimentos, elementos e memórias dos espaços comerciais mais emblemáticos com base na sua longevidade, nas particularidades arquitetónicas ou decorativas e através da memória coletiva dos cidadãos e perpetuar os espaços e sua história na memória dos visitantes e locais, contribuindo para a promoção dos estabelecimentos e permitindo que persistam no tempo o património material ou imaterial, ou elementos representativos, de índole arquitetónica ou decorativa.

“O que mais nos distingue em comparação com as outras ilhas é a importância da nossa história e a influência que teve e tem na cultura local”, destacou Marcos Couto no lançamento do Programa. Os 20 espaços distinguidos estão identificados num desdobrável, e digitalmente, no portal www.oferecaacores.com, que foi remodelado e terá novas funcionalidades, mais apropriadas aos tempos atuais.

No lançamento, o Presidente da CCAH agradeceu aos parceiros que contribuíram para o sucesso da iniciativa. “O conceito partiu da Câmara do Comércio, mas o Dr. Maduro Dias e a Dra. Maria Manuel Velasquez colaboraram na produção do regulamento e identificação prévia dos espaços, compondo o conselho consultivo. A equipa da Newei elaborou o design e imagem gráfica dos folhetos, os vídeos e as fotografias das lojas. Os urban sketchers executaram os desenhos que estão nos folhetos”, referiu.

O lançamento, que ocorreu no “Verde Maçã Café”, contou, ainda, com intervenções do Presidente do Município de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, do conselho consultivo do Programa, e uma micro-performance do programa cultural e artístico “Rua Direita – Do Coração ao Cais” 2021.

O “Commercia – Lojas com História. História da Gente” resulta de um investimento cofinanciado pelo Programa Operacional Açores 2020 e com apoio do município e Angra do Heroísmo.