Região debate desafios do mar, pescas e agricultura numa região ultraperiférica

Os Açores debatem, amanhã e sexta-feira, os desafios do mar, das pescas e da agricultura numa região ultraperiférica.

A iniciativa tem lugar no âmbito do fórum "O Futuro dos Açores na Europa", lançado pelo Governo Regional, com o intuito de auscultar os cidadãos e as associações açorianas no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa (COFOE).

Para o subsecretário regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, "as pescas, o mar e a agricultura são áreas determinantes" para os Açores.

"Transmitirmos a nossa visão, onde incluímos os desafios de se viver numa região ultraperiférica, tornando-se determinante para termos uma voz ativa junto das instituições europeias naquele que é o maior debate europeu", salientou o governante.

Amanhã, quinta-feira, tem lugar a sessão "Desafios no âmbito do mar e das pescas numa região ultraperiférica", que tem como oradores o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Pedro Neves, e o Diretor de Serviços de Recursos, Frota Pesqueira e Aquicultura, Luís Costa, estando a moderação a cargo de Daniela Costa, secretária-geral do Conselho Consultivo para as Regiões Ultraperiféricas.

Na sexta-feira decorre a sessão "Desafios da agricultura numa região ultraperiférica", que tem como orador o Diretor Regional da Agricultura, Pedro Hintze Ribeiro, e será moderada pelo Diretor do Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel. Luís Estrela.

Ambas as sessões, que decorrem virtualmente das 10h30 às 12h30, através da plataforma Webex, realizam-se no âmbito da COFOE, que pretende promover uma série de debates e discussões que permita às pessoas de toda a Europa partilhar ideias que possam ajudar a moldar um futuro comum.

Deste modo, o Governo Regional dos associa-se à COFOE e contribui para este debate a nível europeu com a realização de uma série de fóruns regionais temáticos, que permitem dar voz aos cidadãos açorianos e recolher contributos sobre as matérias em discussão e sobre o que deverá ser a participação da Região na União Europeia.

No final de cada sessão tem lugar um debate aberto, para os participantes apresentarem as suas ideias e propostas que possam melhorar as políticas públicas nessas áreas ao nível europeu.

Os interessados em participar nos eventos deverão inscrever-se em https://portal.azores.gov.pt/web/srp/forum-acores-cofoe

Fonte: Diário Insular