Produzidos mais 23,5 milhões de KiloWats/hora de energia que em igual período de 2020

A produção de electricidade atingiu os 469,3 KiloWatts/hora nos primeiros sete meses deste ano, o que representa um aumento de 23,5 milhões de KiloWatts em relação a igual período de 2020, ano em que se atingiu o pico da pandemia da Covid-19, com quebras significativas de consumo e, necessariamente, de produção, dada a impossibilidade de armazenar energia na Região.

Entre Janeiro e Julho deste ano registou-se um aumento significativo na produção de electricidade a partir de energias renováveis na Região, com realce para a geotermia. De facto, foram produzidos nos sete meses 116,5 milhões de KiloWatt/hora de electricidade com base na energia geotérmica, o que representa mais 5,7 milhões de KilloWatts/hora que em igual período do ano passado.

Nos primeiros sete meses deste ano foram produzidos 20,5 milhões de KiloWatts/hora de electricidade com origem na energia hídrica, o que representa um aumento de 1,7 milhões de KiloWatts/hora relativamente a Janeiro até Julho do ano passado.

Neste período foram, entretanto, produzidos 9,6 milhões de KiloWatts/horas de electricidade a partir de energie eólica, o que representa mais 1,4 milhões de KiloWatts/hora do que nos mesmos sete meses de 2020.

Assim, registou-se nos primeiros sete meses deste ano um aumento de 8,8 milhões de KiloWatts de electricidade com base nas energias renováveis, geotérmica, eólica e hídrica, o que, só por si, representa um valor superior ao aumento ocorrido no mesmo período na energia térmica (7,4 milhões de KilkoWatts/hora). De facto, de Janeiro a Julho deste ano foram produzidas 243,7 milhões de KiloWatts de energia térmica, mais 7,4 milhões de KoiloWatts/hora que em igual período de 2020.

 

Subiu o consumo doméstico de electricidade e caiu o consumo na indústria, comércio e turismo

O consumo de electricidade atingiu, nos Açores, os 431,6 mil MegaWatts/hora nos primeiros sete meses deste ano, o que representa um aumento de 22,4 mil MegaWatts relativamente igual período de 2020, ano em que se atingiu o pico da pandemia da Covid-19.

Entre Janeiro e Julho deste ano registou-se um aumento significativa no consumo de electricidade para uso doméstico (mais 10,3 mil MegaWatts que em igual periodo de 2020).

Os Serviços Públicos também aumentaram o consumo de electricidade de 38,4 mil MegaWatts/hora nos primeiros sete meses de 2020 para 72 MegaWatts/hora no mesmo período deste ano.

Em contrapartida, o total da indústria consumiu de Janeiro a Julho deste ano 38,6 mil MegaWatts/hora de electricidade, o que representou menos 38,3 MegaWatts/hora de eletricidade que em igual período de 2020.

A quebra no consumo de electricidade, nos Açores, nos primeiros sete meses deste ano, nos sectores do Comércio e Serviços, incluíndo Turismo e restauração, foi também acentuada, atingindo os 76 mil MegaWatts/hora quando em idêntico período de 2020 o consumo tinha sido de 126,2 mil MegaWatts/hora de eletricidade. Feitas as contas, a quebra do consumo de electricidade nestes dois sectores, para o mesmo período de tempo, foi de 15 mil MegaWatts/hora para igual período.


Fonte: Correio dos Açores