Previstas 100 escalas de navios de cruzeiros até ao final do ano nos portos açorianos
Os últimos quatro meses de 2021 deverão registar um significativo movimento de navios de cruzeiro nos Açores.
Embora persistam as naturais interrogações inerentes à concretização desta programação, certo é que, face ao catual contexto, as cruise lines redefiniram rotas, criaram novos circuitos e muitas privilegiaram inequivocamente o destino Açores, motivo que nos leva a inferir a clara notoriedade que esta Região tem vindo a alcançar junto dos principais players do sector.
Com base nesses pressupostos, até ao final do ano, as mais recentes previsões apontam para a concretização de cerca de 100 escalas de navios de cruzeiros, com o natural destaque a incidir no armador alemão ‘Hapag Lloyd Cruises’, que entre os inícios de Setembro e finais de Outubro vai colocar o navio ‘Hanseatic Inspiration’ a realizar cinco itinerários, numa operação quase exclusiva no arquipélago açoriano. Destes cinco cruzeiros resultam visitas a praticamente todas as ilhas e três turnaround efectuados em Ponta Delgada.
Precisamente hoje, último dia de Agosto, tem início a primeira viagem a partir de Bilbao rumo ao Açores, com a primeira escala a acontecer já este sábado, dia quatro de Setembro, na cidade de Angra do Heroísmo. Seguem-se visitas à Graciosa, Flores, São Jorge, Faial, Pico, Santa Maria e São Miguel, onde finda o primeiro itinerário. No dia 13 de Setembro, tem início o segundo périplo, desta feita no sentido inverso e com terminus em Tenerife, a 24 de Setembro. Os três restantes itinerários são em quase tudo semelhantes, com a alternância do turnaround port entre Ponta Delgada e Santa Cruz de Tenerife. Do mesmo armador, o ‘Hanseatic Nature’ e o referenciado ‘Europa 2’ complementam a extensa programação definida para o nosso arquipélago. No total, estima-se que só a Hapag Lloyd deverá representar cerca de 50% das escalas agendadas até ao final do corrente ano no arquipélago.
“Vasco da Gama” em Ponta Delgada a 6 de Outubro
Por seu turno, a Mystic Cruises regressa aos Açores com dois paquetes que ostentam pavilhão português. No dia 6 de Outubro, o estreante ‘Vasco da Gama’ tem previsto visitar Ponta Delgada e nos dias seguintes, Praia da Vitória, Horta e Lajes do Pico. Em Novembro, será a vez do já conhecido ‘World Voyager’ realizar dois cruzeiros nos Açores, num total de treze escalas por estas paragens. Recordamos que este navio foi o protagonista da primeira fase da retoma de actividade de cruzeiros em Portugal, com 23 escalas nos Açores.
Nesta fase, os navios de cruzeiros de expedição têm assumido um natural protagonismo, quer pela dimensão que lhes permite visitar regiões mais afastadas dos epicentros pandémicos, quer pela restrita lotação que passaram a disponibilizar. Todavia, além das condicionantes técnicas era fundamental assegurar todo um conjunto de medidas para que a retoma fosse possível e na máxima segurança. Quando, em Junho deste ano, os Açores assumiram, em conjunto com a Madeira, o protagonismo nacional na retoma do turismo de cruzeiros, precisamente com navios de expedição, tal foi tornado possível, no caso açoriano, pela Resolução do Conselho de Governo nº 138/2021, de 1 de Junho de 2021, que criou condições para uma primeira experiência baseada no conceito de «bolha», onde se estabeleceram rigorosos protocolos visando minimizar quaisquer riscos de segurança, quer para visitantes, quer para visitados.
Com a evolução da pandemia e as recentes Resoluções do Conselho do Governo, nomeadamente a n.º 209/2021, de 20 de Agosto de 2021, em conjunto com a Circular Informativa n.º DRS-CINF/2021/34ª, novas dinâmicas foram criadas para que, progressivamente, se consiga um retorno a uma certa normalidade. Neste âmbito, já é possível vislumbrar alguns importantes ecos das diligências efectuadas pela tutela, nomeadamente com novas movimentações no sentido de os portos açorianos voltarem a dar as boas-vindas a mais companhias e a navios de maior porte. Neste particular, estamos a prever que este regresso aconteça de forma naturalmente mais lenta, mas gradual, embora no âmbito das viagens transatlânticas e no corredor atlântico, estejam já programadas visitas aos Açores da TUI, AIDA, Phoenix Reisen, Celebrity Cruises, Holland America Line, Norwegian Cruise Line ou Fred Olsen, todos com navios acima de 25 mil GT.
Não obstante vivenciarmos um tempo ainda de algumas incertezas e várias contingências, parece-nos, porém, com as novas Resoluções de Governo, com o avançar da vacinação e, consequentemente, com o atingir da imunidade de grupo, associada à Certificação de Vacinação Digital, a breve trecho, de forma progressiva e sustentada, será possível regressar a valores mais animadores do que aqueles registados nos últimos tempos.
Fonte: Correio dos Açores