Empresários confirmam escassez de mão-de-obra qualificada e pretendem contratar no exterior

Os empresários das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa confirmaram, em resposta a um inquérito da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), a dificuldade em preencher vagas urgentes para os quadros de pessoal, e admitem a necessidade urgente de contratar pessoal, abrindo a possibilidade de empregar funcionários externos à Região.

De acordo com os resultados do inquérito, 81% das empresas que responderam pretendem contratar pessoal qualificado, metade das quais no imediato. Os cargos pretendidos são diversos, desde empregados de mesa/bar, até técnicos de construção civil, engenheiros, atendimento ao público, comerciais ou mecânicos, tendo sido identificadas, pelas empresas que responderam ao inquérito, mais de três dezenas de funções com carência de pessoal.

Quase um terço dos empresários diz que é pouco exequível a contratação local, sobretudo devido à ausência de candidatos qualificados, ou com experiência, mas também pelo desinteresse manifestado pelos candidatos em relação às funções exigidas. Dada esta dificuldade, praticamente 70% admite contratar no exterior da Região. Os empresários apontam a formação profissional e intensiva como possível solução para a melhoria da situação atual.

A CCAH está, entretanto, com contacto com empresas de recrutamento de pessoal, no sentido de se estabelecerem parcerias que permitam a contratação de mão-de-obra qualificada. No site da Associação Empresarial será possível, em breve, um encontro entre essas empresas e os Associados com necessidades de contratação.

O inquérito foi realizado entre os dias 13 e 20 de agosto, e obteve 37 respostas, equivalentes a 44 estabelecimentos, das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa. 46% dos estabelecimentos são da área do comércio, 18% da restauração, 13% da hotelaria e outros 13% da indústria. 87% representam micro ou pequenas empresas, com menos de 50 trabalhadores ao serviço.