Navios de cruzeiro voltam a fazer escalas nos Açores
Navio de luxo “World Voyager” esteve ontem em Ponta Delgada e vai escalar várias ilhas, cumprindo o roteiro que liga a Madeira aos Açores. Circulação ‘em bolha’ garante segurança em tempo de pandemia e dá sinal de confiança ao mercado.
Os cruzeiros regressaram ontem aos Açores, com a chegada do navio “World Voyager” às Portas do Mar a marcar a estreia do novo itinerário entre a Madeira e os Açores, cumprindo o novo produto turístico conhecido por “cruzeiros pelas ilhas portuguesas”.
O “World Voyager”, oriundo de Santa Cruz de Tenerife, veio com 55 passageiros alemães a bordo, tendo escalas programadas em várias ilhas açorianas, incluindo a mais pequena, o Corvo.
Em causa está uma parceria entre os governos dos Açores e da Madeira para a retoma das escalas de navios de cruzeiros nestes arquipélagos, sendo que a escala ontem em Ponta Delgada foi a primeira num porto nacional no paradigma pós-Covid. Significa isto que a circulação dos turistas que chegam no navio, menos lotado devido à pandemia, é realizada de forma condicionada para minimizar o contacto com residentes, ou seja, no regime conhecido na gíria como ‘bolha’. Ao seu abrigo, todas as operações com interesse turístico são programadas de acordo com as regras sanitárias atuais, por forma a garantir o máximo de segurança a todos.
Presente na chegada do “World Voyager” às Portas do Mar, o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia enfatizou que a retoma dos cruzeiros nos Açores demonstra que a Região “é um lugar seguro” e que os turistas já se sentem confiantes para passar uns dias no arquipélago.
“Havia a necessidade de dar um sinal que vamos voltar a alguma da normalidade que tivemos, embora o futuro do turismo possa não ser exatamente igual. Há de ser ajustado àquilo que são as novas realidades, mas a atividade turística voltará, de facto, aos Açores e espero que este seja o primeiro de muitos sinais e o primeiro de muitos cruzeiros”, realçou, na altura, Mário Mota Borges.
Para o governante, o novo roteiro de ‘cruzeiros pelas ilhas portuguesas’ fará com que os Açores sejam encarados como “destino de eleição para as próximas temporadas neste mercado”, aumentando, assim, a sua notoriedade, ao mesmo tempo que mostrará ao mercado a “preparação da Região para receber em segurança” novos fluxos de visitantes. Trata-se de uma situação reforçada com o tal regime de circulação em ‘bolha’, possibilitando que o destino Açores “continue sustentável e que se prossiga o controle da pandemia na Região”.
Ontem, o comandante do navio referiu-se aos Açores como um destino de natureza apetecível e que inspira confiança para os turistas.
Os próximos cruzeiros do “World Voyager” provenientes da Madeira, com capacidade para 150 passageiros, chegam aos Açores a 15 e 25 deste mês, também com escalas programadas na generalidade das ilhas açorianas.
Este é um produto turístico a cargo de uma empresa portuguesa que tem como armador Mário Ferreira, sendo operado pela alemã Nicko Cruises.
Fonte: Açoriano Oriental