Empresas já receberam 4,2 milhões no programa APOIAR.PT Açores

Governo Regional revela que o APOIAR.PT Açores já teve cerca de 1260 candidaturas, das quais cerca de 850 já foram aprovadas.

O Governo Regional já transferiu para as empresas açorianas cerca de 4,2 milhões de euros ao abrigo do Programa APOIAR.PT Açores, que se destina ao apoio à liquidez das empresas mais afetadas pela quebra de atividade decorrente da pandemia de Covid-19.

Até agora, o Programa APOIAR.PT Açores já teve cerca de 1260 candidaturas, das quais cerca de 850 já foram aprovadas.

Conforme refere o GACS, este programa aprovado no final de dezembro, apresenta uma versão desburocratizada de apoios às empresas, o que tem permitido num curto intervalo de tempo e segundo o Governo Regional “uma relevante injeção de capital na economia, com vista à manutenção da confiança económica e do emprego neste período transitório que antecede a retoma económica”.

Recorde-se que as condições do Programa APOIAR.PT Açores foram elaboradas em concertação com os empresários e as associações empresariais, permitindo desburocratizar o processo de candidatura, que é efetuado digitalmente através do Balcão 2020, com o recurso aos dados comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira através do sistema e-Fatura.

O Programa APOIAR.PT Açores é um programa regional de apoio à liquidez direcionado às empresas mais afetadas pela crise pandémica, consistindo num apoio sob a forma de subvenção não reembolsável (fundo perdido) atribuída em função das quebras de faturação.

Segundo refere o GACS, das candidaturas submetidas até agora, regista-se que cerca de 87% correspondem a microempresas, sendo os setores de atividade mais representativos o alojamento, com cerca de 31% das candidaturas; a restauração, com 24% e o comércio, com 19%.

Além destes setores, estão também representados nas candidaturas ao Programa APOIAR.PT Açores os setores dos transportes, com relevância para a atividade de táxi e aluguer de veículos, mas também das atividades artísticas e desportivas.

A implementação do Programa APOIAR.PT Açores continua numa base trimestral e decorre atualmente a aprovação de novas medidas relativas ao 1.º trimestre de 2021, que preveem majorações às empresas de Rabo de Peixe e Ponta Garça, assim como o alargamento das atividades elegíveis.


Fonte: Açoriano Oriental