Consumo privado ainda é negativo

A partir dos gráficos do SREA, em que é possível acompanhar a evolução do Indicador de Actividade Económica-Açores desde 2016, pode-se verificar que, em Outubro de 2020, este indicador continua a apresentar valores negativos, pelas razões já apresentadas anteriormente e que se prendem, segundo o SREA, com a situação de pandemia e confinamento que se vive desde Março do corrente ano, registando o valor de -2,9 %.

Este valor é superior, em 0,9 pontos percentuais, ao do mês de Setembro (-3,8%), mas bastante inferior ao do mês homólogo do ano anterior (1,2%).

Não confundir com o PIB

Na análise dos resultados deverá ter-se presente que o IAE não se deve confundir com o PIB e não se pretende com ele medir a variação infra anual do PIB, mas sim retratar o estado geral da economia.

Assim, dever-se-á reter, sobretudo, informação sobre a evolução em termos de acelerações, desacelerações e pontos de viragem e não o seu valor.

Consumo privado negativo

No mês de Outubro de 2020 o Indicador de Consumo Privado-Açores registou, em termos homólogos, um decréscimo de 2,3%, mantendo a tendência de recuperação pelo 5º mês consecutivo.

Este valor representa uma recuperação de 1,3 pontos percentuais (p.p.) em relação ao valor revisto do mês anterior.

O ICP-Açores relativo apenas ao mês de Outubro, calculado em volume e não considerando médias móveis de sete meses, regista um decréscimo homólogo de 2,0%.

Comparativamente com o mês anterior este valor é igual ao valor publicado.