Voos de e para a Terceira da Sata e da Azores Airlines suspensos

A partir das 18 horas desta segunda-feira, os voos de e para a ilha Terceira, realizados pela Sata Air Açores e pela Azores Airlines estão suspensos, anunciou o presidente do Governo dos Açores, em conferência de imprensa.

O Governo dos Açores decidiu - face ao caso positivo para o novo cornavírus, na ilha Terceira - e, depois de ouvidos os autarcas das autarquias de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, na sua qualidade de acionista do Grupo SATA, “determinar ao conselho de administração da Azores Airlines que concentre a sua atividade operacional no aeroporto de ponta Delgada, de forma a otimizar o trabalho das autoridades de saúde pública, exceto os voos de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade Regional de Saúde”.
O presidente do Governo dos Açores, adiantou, também, que “ao abrigo do contrato de conceção das obrigações de serviço público de transporto aéreo entre as ilhas da Região e na sua qualidade concedente, suspender o respetivo contrato nas ligações aéreas de todas as ilhas dos Açores para a ilha Terceira e da ilha Terceira para todas as outras ilhas dos Açores, exceto na parte respeitante a voos de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde regional”, acrescentando que, "estas duas medidas entram em vigor a partir das 18horas de hoje".

Por outro lado, Vasco Cordeiro, referiu que a partir de terça-feira, dia 17 de março, os serviços públicos não essenciais, serão encerrados.

Estarão encerrados "todos os serviços públicos da administração regional direta e indireta, incluindo institutos públicos e empresas públicas, com exceção" daqueles que são considerados essenciais.

Entre os referidos como essenciais estão os serviços de saúde e proteção civil, o processamento de prestações sociais, os matadouros e o desembarque e venda de pescado, os serviços inspetivos ou o fornecimento de energia elétrica.

Questionado sobre a operação da TAP e Ryanair na ilha Terceira, Vasco Cordeiro sublinhou que há conversas com a autoridade de saúde pública e que "a seu tempo" serão conhecidos novos desenvolvimentos sobre a matéria.

O executivo regional determinou ainda a manutenção de todos os serviços de apoio ao domicílio para pessoas mais fragilizadas, com verificação prévia do estado de saúde do utente e do seu agregado, bem como do prestador do serviço.

Foi também decidido prorrogar até 30 de abril todos os prazos administrativos e certidões, certificados ou licenças que caduquem até 31 de março.

Vasco Cordeiro valorizou o "comportamento pró-ativo" que os municípios açorianoms e as empresas têm tido, "ativando os seus planos de contingência e acatando as recomendações que têm sido" emanadas pela autoridade de saúde.

O chefe do Governo dos Açores apelou, todavia, aos responsáveis de restaurantes, bares e cafés para "darem cumprimento às orientações das autoridades em matéria de horários de funcionamento e restrições" ao acesso aos estabelecimentos.

O governante apelou ainda aos açorianos para "não aderirem a rumores ou boatos" de redes sociais.

E concretizou: "Dou a minha palavra que, quer o Governo [Regional], quer a autoridade de saúde tiveram, têm e terão uma atitude de total e absoluta transparência, desde logo, sobre o número de casos suspeitos, o número de casos positivos e o seu desfecho".


Fonte: Lusa/AO Online