Administração Pública Regional implementa sistema de faturas eletrónicas para empresas

“Já foram emitidas mais de 4.000 faturas eletrónicas, recebidas e conferidas pela Administração Pública Regional no âmbito deste projeto”, salientou Sérgio Ávila, acrescentando que se trata de uma “medida importante para reduzir os custos administrativos das empresas e tornar o relacionamento entre as empresas da Região e a Administração Pública Regional ainda mais eficaz, eficiente e transparente”.

Segundo o governante, a implementação da faturação eletrónica na Administração Pública Regional assume-se como um “projeto experimental, no âmbito de um projeto-piloto nacional, desde o segundo semestre do ano passado”.

“A própria Região está também em condições, no âmbito de algumas entidades, de emitir faturas eletrónicas”, frisou.

Para a ampliação deste projeto, afirmou o Vice-Presidente, a Região disponibiliza um formulário online, de forma “fácil e gratuita”, a todas as empresas interessadas para que possam submeter a faturação eletrónica à Administração Pública Regional.

“Com esta medida, antecipamos em cerca de um ano o que é e será no futuro uma obrigação legal no âmbito da legislação comunitária”, sublinhou.

Neste sentido, reforçou Sérgio Ávila, os Açores colocam-se não só na “linha da frente” no que concerne à faturação eletrónica em Portugal, mas também no fomento da transparência, celeridade e redução dos custos das empresas, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental da Região com a redução da pegada ecológica.

Neste contexto, hoje foi iniciado nos Açores um processo de incentivo às empresas para a utilização da faturação eletrónica, sendo que a primeira sessão de apresentação do projeto decorreu no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo.

A próxima sessão de apresentação está prevista para 10 de fevereiro, no NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa.


Fonte: GaCS/SB