Festa do Queijo Açoriano começa amanhã

Começa quinta-feira, dia 30 de janeiro, a 2ª edição da Festa do Queijo Açoriano - Azorean Cheese Fest, numa organização da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.

A iniciativa, cofinanciada pelo POAçores2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem diversas vertentes, desde a restauração, workshops, fórum e conferência, juntando, na ilha Terceira, várias indústrias de toda a Região.

De acordo com comunicado da CCAH, o evento começa quinta-feira, com menus especiais e tábuas de queijo na restauração da ilha Terceira e, conta com nove restaurantes.

Estes menus especiais prolongam-se até dia 9 de fevereiro.

Previsto para o dia 5 de fevereiro está um workshop sobre "Como criar tábuas de queijo", a decorrer na Escola Profissional da Praia da Vitória, pelas 18h30. O workshop é ministrado por Paulo Pires, da EPPV, e terá como conteúdos o fatiamento do queijo, apresentação do queijo e as melhores companhias para os queijos locais.

No dia 7 de fevereiro realiza-se um fórum com industriais de Queijo dos Açores, de várias ilhas, desde a Terceira, Graciosa, Faial, Pico, São Jorge ou São Miguel. O objetivo passa por debater questões ligadas ao setor, por forma a identificar constrangimentos, encontrar soluções e possibilitar eventuais parcerias, com o intuito de valorizar o queijo produzido nos Açores e aumentar as suas vendas.

Após o fórum, as indústrias presentes vão ter a oportunidade de participar num workshop sobre novas tendências e inovação, com Gastão Reis, concorrente da edição 2019 do Masterchef Portugal.

No dia 8 de fevereiro decorre uma conferência aberta ao público, no Auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória. O evento conta com palestras sobre a temática do queijo, exposição de trabalhos dos alunos das escolas da ilha e degustação de queijos. A iniciativa decorre entre as 9h e as 14 horas.

No âmbito da conferência estão agendados dois painéis, sendo que o primeiro, abordará a produção e a transformação e o segundo será sobre mercados e exportação.

A participação na conferência é livre, mas necessita de inscrição prévia, de modo a garantir lugar para todos os interessados. As inscrições podem ser feitas através da CCAH, pelo email marketing@ccah.eu, telefone 295 204 810 ou diretamente no link https://forms.gle/5PkAv5RGm7jNTyfk6.

Refira-se que a iniciativa conta com o apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória e dos municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

 

Fonte: AO Online