Programa de Consultoria para a Inovação Empresarial

Gestão integrada, gestão de imagem e marca e gestão de vendas ou comercial. São as três grandes áreas de atuação do programa de consultoria “Agentes Locais de Intervenção (ALI)”, que a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) está a promover nas ilhas Terceira, em São Jorge e Graciosa.

Com o objetivo de incentivar os processos de modernização e qualificação nas empresas de pequena dimensão localizadas nas ilhas Terceira, em São Jorge e Graciosa, o programa visa o reforço da capacitação do tecido empresarial, através da criação de sinergias ao nível comercial, financeiro, de inovação e captação de fluxos. Na prática, uma vasta de consultores experientes e especializados em diferentes áreas fundamentais para os negócios irão atuar diretamente nas empresas, de forma a apoiar individualmente cada empresa, de acordo com as suas necessidades específicas.

O programa ALI é cofinanciado pelo Programa Operacional Açores 2020 e será desenvolvido com apoio da empresa Beautiful Branding Agency (bba), em 3 fases. A primeira é a de diagnóstico e plano de ação, onde vão ser diagnosticadas e analisadas as necessidades reais sentidas pelas empresas participantes e entregue um plano de ação de melhoria para aplicação a curto prazo. A segunda é de consultoria, onde os consultores vão fazer um acompanhamento personalizado e cuidado nas empresas participantes, de forma a apoiar a implementação do plano de ação. Finalmente, a última fase é de avaliação e análise de resultados e consequente plano de ações futuras para que, de uma forma autónoma e exequível, as empresas possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido em conjunto com os consultores. 
O programa vai decorrer entre final de outubro de 2019 e dezembro de 2020, em 51 empresas das ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, com um total superior a 3.000 horas de consultoria. Neste momento está em curso a fase de sensibilização e receção de inscrições, que podem ser efetuadas online em https://bba.pt/programa-ali/, ou junto da CCAH, até dia 18 de Outubro.

Workshop de Resolução de Problemas com Lego® e Masterclass de Imagem

No âmbito da sensibilização para o programa, a CCAH promove, a 18 de Setembro, um workshop sobre LEGO® SERIOUS PLAY® e Design Thinking, e, entre 02 e 04 de outubro, uma masterclass de imagem para empresários. As ações visam abordagem diferenciadas sobre situações com as quais os empresários se deparam diariamente.

Assim, a 18 de setembro, entre as 18h30 e as 20h30, realiza-se um workshop que visa abordar alguns dos problemas que tendencialmente ocupam, ainda, espaço nas empresas, com recurso à metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®. Visa desenvolver o pensamento estratégico, com construções partilhadas. O workshop será leccionado por Raquel Soares, executive coach, consultora e formadora na área da gestão estratégica de pessoas e facilitadora certificada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®. As inscrições são gratuitas, mediante lugares disponíveis, para associados da CCAH e têm o valor de 30€ para não associados, podendo ser efetuadas no site www.ccah.eu até dia 17 de setembro.

Entre 02 e 04 de Outubro, decorre a Masterclass de imagem para empresários. No dia 02, entre as 18h30 e as 20h00, na sala dos Montanheiros, o tema é “Consultoria de imagem para empresários”, com abordagem da importância da primeira impressão, do marketing pessoal e do seu impacto na profissão. No dia 03, o tema é “Construir o seu guarda-roupa profissional”, visando escolher as peças chave para criar um guarda-roupa capsulo, adequado ao lifestyle do empresário, biótipo e cores a usar, usando exemplos práticos, com roupas e acessórios de lojas locais, para que, de uma forma prática, se possam exemplificar escolhas simples e impactantes. Finalmente, a 04 de Outubro, a temática é “Maquilhagem de impacto para o mundo profissional”, com o objetivo de executar algumas técnicas, para aplicar no dia-a-dia, usando maquilhagem simples mas de impacto no mundo profissional. As ações vão ser lecionadas por Margarida Ribeiro, licenciada em gestão de empresas, master em visual merchandising, consultora de imagem e maquilhadora. As inscrições são gratuitas, mediante lugares disponíveis, para associados da CCAH e têm o valor de 30€ para não associados, podendo ser efetuadas no site www.ccah.eu até dia 27 de setembro.