299 Horas de formação no segundo semestre de 2017

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) avança, para o segundo semestre de 2017, com 14 cursos de formação para profissionais e workshops nas áreas de marketing, comércio, qualidade, recursos humanos, segurança e higiene no trabalho, gestão, transportes e indústria alimentar, num total de 299 horas de formação agendadas para as ilhas Terceira e São Jorge.

Na ilha Terceira, em setembro arranca a formação para renovação do CAM - Certificado de Aptidão de Motorista, cujas vagas já se encontram completas, e ainda o Workshop “Organização de Stands para Feiras e Eventos” como objetivo de dotar os participantes de conhecimento das técnicas para maximizar e atrair as atenções para a sua empresa em feiras, exposições e eventos.

Na área de Gestão e Administração estão previstos quatro cursos de formação, todos devidamente homologados. Dois deles decorrem no final de Setembro, entre os dias 25 e 29. São eles “Passo a Passo para Elaborar o seu Plano de Negócios”, para que os participantes possam aprender a seguir as etapas do plano de negócios e a descobrir a melhor maneira de atuação no mercado, e “Plano de Exploração Vs. Plano de Tesouraria”, onde o formando pode saber como elaborar um diagnóstico da situação financeira da empresa, quantificar os resultados, construir e manter atualizado um Plano de Tesouraria. Ainda na área de Gestão e Administração, destaque para as formações de “Finanças para não Financeiros”, dirigido a todos os interessados sem formação na área financeira, com responsabilidades de gestão de uma empresa, onde terão conhecimento de como construir e interpretar um quadro de indicadores económico-financeiros que permitam conduzir as atividades da empresa, e de “Gestão de Stocks”, dirigido aos profissionais da área do comércio que tenham necessidade de aprofundar conceitos e técnicas relacionadas com os “stocks”, identificando os principais principais modelos, procedimentos e métodos de aprovisionamento. Estas ações decorrem no mês de novembro.

Nos meses de setembro e outubro, estão agendadas duas formações na área da Qualidade. A primeira, em setembro, será a segunda edição do curso sobre “Norma NP EN ISO 9001:2015”, já realizado em janeiro de 2017 e com as vagas completas. Em outubro, dando seguimento à área da Qualidade, está prevista a formação em “Auditorias Internas da Qualidade”, com uma carga horária total de 40 horas.

Nos Recursos Humanos, está agendada a UFCD de “Comunicação e Comportamento Organizacional”, de 06 a 15 de novembro de 2017, para desenvolver competências pessoais no contexto relacional, identificar a importância da motivação no desempenho profissional e aplicar as competências pessoais mais eficazes para a prevenção e resolução de conflitos interpessoais.

Para as Indústrias Alimentares, nomeadamente para o setor das carnes, está agendada a reciclagem em higiene e segurança alimentar, de forma a permitir aos formados aplicar os procedimentos e princípios da higiene e segurança alimentar para o desempenho habitual das suas funções, de acordo com a legislação em vigor.

Além das ações de formação para profissionais, a CCAH está a promover, ainda na ilha Terceira, três workshops. O Workshop “Gestão de Riscos” decorre a 14 de outubro e visa dar a conhecer as principais ferramentas utilizadas no processo de gestão do risco (ISO 31010). O Workshop “Como Transformar a sua Empresa em Notícia” decorre no dia 27 de outubro, para os responsáveis pela área de comunicação de uma empresa, e o Workshop “Segurança Informática”, no dia 03 de novembro, dirigido aos responsáveis pela gestão informática nas empresas, de forma a consciencializar para os perigos da Internet e as boas práticas de segurança de sistemas informáticos.

Para a ilha de São Jorge, estão agendadas quatro ações, até final de 2017. Em setembro, dois workshops direcionados às indústrias alimentares: “Gestão de alergénios nas empresas do setor alimentar” e “Elaboração de fichas técnicas de produtos alimentares”. Em outubro arranca a formação do “CAM - Certificado de Aptidão de Motorista – Categoria C e D”, e de “Higiene e Segurança no trabalho”, para os empresários e/ou trabalhadores de microempresas desempenham funções de segurança e higiene no trabalho de nível básico, e cujo setor de atividade não seja considerado de risco elevado.

Todas as informações sobre os cursos, assim como as inscrições, podem ser feitas online, através do site da CCAH, em http://www.ccah.eu/formacao/, onde constam, também, algumas das ações programadas já para 2018, entre as quais se destaca a Formação Pedagógica Inicial de Formadores, a partir de Fevereiro.