Festa do Queijo Açoriano até 09 de Abril

Está a decorrer, até 09 de abril, na ilha de São Jorge, a 1ª Edição do Azorean Cheese Fest, iniciativa desenvolvida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge (NESJ).

A 07 de Abril realiza-se um fórum com mais de uma dezena de Produtores de Queijo dos Açores, desde o Faial, Pico, Terceira, São Miguel, Graciosa e São Jorge. Pretende-se, no fórum, debater questões ligadas ao Setor, com o objetivo de identificar constrangimentos, encontrar soluções e possibilitar eventuais parcerias de forma a valorizar o queijo produzido nos Açores e aumentar as suas vendas. Após o Fórum, os produtores presentes vão ter a oportunidade de participar num workshop sobre novas tendências e inovação, com o chef Raul Sousa, da Escola Profissional da Praia da Vitória.

No dia 08 de Abril decorre, na Escola Profissional da Ilha São Jorge, uma conferência aberta ao público. O evento conta com palestras sobre a temática do queijo em diferentes variáveis, exposição de trabalhos dos alunos das escolas de São Jorge, degustação e venda de produtos regionais, e show cooking sobre a temática do queijo. A iniciativa começa a partir das 09h30 e termina às 19h30. No âmbito da conferência estão agendados três painéis. A conferência abre com intervenção do Secretário Regional da Agricultura, João Ponte, às 10h00. Segue-se o primeiro painel, sobre «O Queijo de São Jorge – história, património e turismo». Abordará as temáticas “História Queijo São Jorge e Perspetiva local”, pelo Mestre de Cerimónias da Confraria do Queijo de São Jorge, António Azevedo, “São Jorge: O Queijo e a Ilha, 500 anos”, pelo Investigador na Universidade dos Açores e no INOVA, José Marcelino, “Património, Recurso de Desenvolvimento”, pelo Cocoordenador do projeto EcoMuseu do Corvo, Eduardo Guimarães, e “Roteiros agro culturais”, por António Almeida, da Confraria do Leite dos Açores. Depois de almoço, pelas 14h30, decorre o segundo painel acerca de «O Queijo – dos Açores para o Mundo». Tratará as temáticas do “Processamento do Queijo nos Açores”, pelo Professor José Matos, da Universidade dos Açores, “Produção e consumo de queijo em Portugal”, por Maria Marramaque, da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios, e “Perspetiva Internacional no âmbito do Consumo e Exportação” pelo Diretor Geral da Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca. Após o segundo momento de show cooking, arranca o terceiro painel, centrado nas tendências e oportunidades, com palestras acerca de “Tendências e Novas Oportunidades em Queijos”, por Ana Fernandes, da Milkpoint Portugal,  “Oportunidades nas grandes superfícies nacionais” pela gestora comercial na área dos queijos da SONAE, Rita Santos, e das “Oportunidades em lojas especializadas e na restauração”, por Maria João Oliveira, da empresa DosQueijos. A sessão encerra com intervenção do Diretor Regional da Agricultura, José Élio Ventura.

A participação na conferência é livre, mas necessita de inscrição prévia, de modo a garantir lugar para todos os interessados. As inscrições podem ser feitas através do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge, através do telefone 295 432 483 ou email nucelosj@ccah.eu.  

A iniciativa prolonga-se, também, aos restaurantes da ilha, com menus especiais e tábuas de queijo nos restaurantes Açor, Booka e Os Amigos, na sequência dos workshops para profissionais de cozinha e serviço de sala de 07 a 10 do mês de Março. Estarão disponíveis duas variantes de tábuas de queijos, um prato principal e uma sobremesa com base no queijo, até dia 09 de abril.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e conta com o apoio da Confraria do Queijo de São Jorge, Câmara Municipal de Velas, Câmara Municipal da Calheta, Escola Profissional da Ilha de São Jorge e Escola Profissional da Praia da Vitória.