Festival de Gastronomia em 16 restaurantes na Ilha Terceira

Decorre, de 21 de abril a 14 de maio, a oitava edição do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira, “Sabores da Inovação - Terceira Best Food Awards”, em 16 restaurantes da Ilha.

A iniciativa foi apresentada ontem, 30 de Março, num jantar de degustação de peixe, preparado pelo chef Eddy Melo, que decorreu como culminar do período de workshops para a restauração local. Durante as três semanas Festival, os Restaurantes aderentes vão dispor de uma ementa especial, inovadora e à base de produtos regionais, pelo preço de 14 euros, composta por entrada, três pratos principais (carne, peixe, saudável) e sobremesa. Os clientes optam por um dos pratos principais. Para os mais novos, está disponível um menu criança, por 6 euros, com prato e sobremesa. As ementas especiais estarão traduzidas nas línguas inglesa e espanhola, facilitando a consulta dos visitantes.

O objetivo da iniciativa, cofinanciada pelo PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), é promover a inovação na restauração e a utilização dos produtos regionais nos restaurantes locais. O Festival surge como corolário do período de workshops especializados para a restauração local, com a colaboração da Escola Profissional da Praia da Vitória. Os workshops de cozinha tiveram a duração de 15 horas, na referida Escola Profissional, com orientação do conceituado Chef Eddy Melo. Além da cozinha, também se efetuaram workshops para o pessoal de sala, nas áreas de enogastronomia e bebidas aperitivas, e de Atendimento, Protocolo e Gestão de Reclamações, ambos com a duração de 15 horas. Além dos workshops, os restaurantes têm, ainda, a possibilidade de usufruir de consultoria, em cozinha, sala e nutricionismo.

Participam, nesta edição do Festival, 16 restaurantes: A Barrica; Adega do Fado; Azoris Angra Garden (Restaurante Duque da Terceira); Angra Marina Hotel (Restaurante Monte Brasil); Cais de Angra; Clube de Golfe da Ilha Terceira; Hotel Caracol (Restaurante Cozinha do Caracol); Hotel Beira-mar (Restaurante Beira-Mar); O Castelinho; O Pescador; O Pirata Gastropub; Q.B.; R3; Rocha; Sabores do Chef e Terceira-Mar Hotel (Restaurante Monte Brasil). Os menus poderão ser consultados no site da CCAH, em http://www.ccah.eu/  ou no Facebook da Associação Empresarial, em https://www.facebook.com/camaracomercioah.

Os clientes podem escolher o seu restaurante preferido e, ainda, ter a oportunidade de ganhar vales refeição. No final do evento, um júri secreto elege os melhores pratos a concurso, bem como o melhor restaurante, tendo em atenção os critérios de Apresentação, Equilíbrio, Sabor e Utilização de Produtos Regionais no Menu, Ementa, Carta de vinhos, Qualidade do serviço e Ambiente Restaurante.

No total das 7 edições anteriores foram servidas cerca de 63.000 refeições especiais, movimentando montantes globais na ordem dos 950.000€ euros.