Curso para profissionais sobre técnicas de bar e cocktails contemporâneos

Como desenvolver cocktails inovadores e criativos, utilizando produtos locais no serviço de bar, e quais as ferramentas ideais para aperfeiçoar a técnica de bar, são os objetivos principais dos workshops de “Bartending, técnicas e cocktails contemporâneos”, que a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) está a promover, em parceria com a Escola Profissional da Praia da Vitória e a Cocktail Academy Portugal, e com o cofinanciamento do PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Os workshops, com total de 12 horas, irão decorrer entre 13 e 16 de março, nas instalações da Escola Profissional da Praia da Vitória e poderão ser complementados com consultoria individualizada nos estabelecimentos participantes. Serão ministrados pelo Master Bartender Paulo Ramos, pioneiro em Portugal na inovação da formação de bar e fundador da Cocktail Academy Portugal.

Os workshops são compostos por 4 dias, cada qual direcionado a conteúdos específicos, que se complementam. Neste sentido, o primeiro dia é direcionado à introdução ao professional bartending, com organização e sistemas para bar, técnicas de bar e serviço, utensílios e equipamentos, controlo de stocks, técnicas de venda e higiene e segurança no trabalho. O segundo dia é dedicado a práticas de medição, técnicas específicas para servir com estilos mais modernos e dinâmicos, medições, técnicas de manipulação e working flair profissional. O terceiro e quarto dias serão dedicados à elaboração de cocktails por parte dos participantes, utilizando as técnicas aprendidas nas sessões anteriores.

Após os workshops, cada participante tem a oportunidade de usufruir de duas horas de consultoria no seu estabelecimento, onde será analisado o bar e identificados pontos fortes e fracos no serviço, bem como fornecidos um conjunto de soluções para melhorar a atratividade e qualidade do serviço e oferta.

As inscrições para participar podem ser efetuadas até ao dia 06 de março, e requerem um investimento de 25€ para Associados da CCAH e 38€ para não associados, quer para os workshops, quer para a consultoria. Todas as informações sobre o workshop e consultoria, assim como as inscrições, podem ser feitas online, através do site da CCAH, em http://www.ccah.eu/formacao/ver.php?id=799&id_grupo=1.

Esta ação enquadra-se nos workshops de qualificação turística da Ilha terceira, com objetivo de melhorar os conhecimentos dos agentes com contato direto ou indireto com os visitantes, garantindo, assim, mais e melhor informação a quem nos visita.

A primeira edição do ciclo de workshops terminou no passado dia 11 de fevereiro, totalizando mais de uma centena de inscritos, de diversas empresas relacionadas com o setor do turismo, nas 7 ações já promovidas pela CCAH.