Feira Agroter arranca na quinta-feira na Praia da Vitória

Começa na quinta-feira, 09 de junho, a Feira Agroter 2016, na Marina da Praia da Vitória, numa organização da Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) e Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH). A XV Exposição agrocomercial decorre até 12 de Junho, com uma área de aproximadamente 5000m2, que inclui espaços agrícolas, comerciais, automóveis, restauração, animação e diversas atividades ao longo dos quatro dias.

A Feira tem entrada livre e é composta por duas grandes zonas: uma agrícola e outra comercial. A zona agrícola tem em exposição cerca de 230 animais raça Holstein-Frísia, mais de 30 bovinos da raça ramo grande e 25 animais de raças puras de carne. Na zona comercial participam mais de quatro dezenas de empresas e entidades de diversos setores de atividade, em duas tendas montadas na zona da Marina da Praia da Vitória, uma do projeto VitÓria, e outra comercial e de produtos e serviços regionais, da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.

A abertura é a 09 de junho, às 18h30. No programa do dia constam provas de produtos regionais e o lançamento da nova app móvel Ofereça Açores, pelas 19h00, no pavilhão Comercial. À mesma hora começa, também, a animação infantil, que se prolonga até às 22h00. Às 20h00 decorre a cerimónia oficial de abertura da Feira, e inicia-se a Escola de jovens manejadores da Raça Holstein-Frisia. Às 20h30 é apresentada a marca de mel da Cooperativa Agrícola da Ilha Terceira, e há animação musical pelos Só Forro. Entre as 21h00 e as 22h00 a Cooperativa Agrícola de Serviços União Sebastianense apresenta um equipamento de ordenha, e às 21h30 é apresentado o Pónei da Terceira pela Associação de Criadores e Amigos do pónei da Ilha Terceira, no Pavilhão Agrícola. Pelas 22h00 inicia-se a animação musical pelo Grupo Folclórico “ Cantares da Eira” – Lajes. O primeiro dia encerra às 24h00.

Na sexta-feira a abertura é às 11h00, com a Escola de jovens manejadores da raça Holstein-Frísia, no pavilhão Agrícola, e um workshop de costura no pavilhão VitÓria. A partir das 14h00 há animação infantil, com insufláveis e pinturas faciais, e também atuação musical, com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de S. Brás. Às 16h00 começa um workshop de Base de Copos em Contracolado e às 18h00 um outro sobre Tratamento e Prevenção das Madeiras. Pelas 19h30 inicia-se o XVII Concurso Terceirense da Raça Holstein-Frísia (Julgamento das Secções de Vitelas) e às 22h00 há animação musical pelo Grupo Folclórico Doce Esperança – Santa Luzia da Praia. No programa constam, ainda, dois momentos de provas de produtos regionais, no stand da Venda Açoriana, às 15h00 e às 19h00, esta última com participação da empresa Açores Aromas, que vai dar a conhecer as suas compotas. O segundo dia encerra às 24h00.

No Sábado, a feira abre às 11h00, com a Escola de jovens manejadores da raça Holstein-Frísia, no pavilhão Agrícola. Entre as 11h00 e as 13h00 decorre um workshop de “Trabalhos Loucos e Patchwork”, pela 3ª Arte, no pavilhão VitÓria. No mesmo pavilhão irá haver um workshop de costura, pela Baratinha da Praia, entre as 14h00 e as 16h00. A partir das 14h00 há animação infantil, com insufláveis e pinturas faciais, e às 15h00 um primeiro momento de provas de produtos regionais, no stand da Venda Açoriana, no Pavilhão Comercial. Também às 15h00 inicia-se o Concurso de Bovinos de Raças de Carne no Pavilhão Agrícola. Entre as 16h00 e as 18h00 atua o grupo Mostardas, enquanto das 16h30 às 1800 decorre um Workshop de “Bola em patchwork embutido” pelo Atelier SousArtes, no Pavilhão VitÓria. Pouco depois do seu término, vai decorrer outro workshop sobre “Trabalhos Loucos e Patchwork”, pela 3ª Arte. Às 19h00 as provas de produtos regionais, no stand da Venda Açoriana, vão ser promovidas pela VB Queijos. Pelas 19h30 inicia-se o XVIII Concurso Terceirense da Raça Holstein-Frísia (Julgamento das Seções de Novilhas), na zona agrícola. Entre as 21h00 e as 22h00 decorre uma demonstração de Aplicação de FotoTransfer e Contracolado, pelo Atelier SousArtes e das 22h00 às 24h00 há animação musical itinerante pelos “M & Company”. O terceiro dia de Feira encerra às 24h00.

No quarto, e último dia da Feira Agroter, a abertura é, também, às 11h00, com o XVIII Concurso Terceirense da Raça Holstein-Frísia (Julgamento das Seções de Vacas) no Pavilhão Agrícola. Entre as 14h00 e as 16h00 há animação musical itinerante pelos Batukes e entre as 15h00 e as 17h00 pelo Grupo Folclórico Fontes da Nossa Ilha – Fontinhas. Às 16h00 há o Concurso de Bovinos da Raça Ramo Grande e às 19h00 o Julgamento dos Participantes da Escola de Jovens Manejadores da Raça Holstein-Frísia, no Pavilhão Agrícola. Antes disso, pelas 15h00, podem provar-se produtos regionais no Stand da Venda Açoriana, e assistir-se a um show.-cooking de Atum Grelhado em Cama de Batata Doce e Molho de Maracujá, pelo restaurante Sabores do Chef, no pavilhão VitÓria.  Às 19h00 as provas de produtos no Stand da Venda Açoriana serão promovidas pela Pronicol. A Feira encerra às 22h00, após animação musical pela Neptuna.

A Feira Agroter 2016 é organizada pela Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) e Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), conta com apoio da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, do VitÓria e da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, e o cofinanciamento do PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Todas as informações relativas à Feira podem ser acompanhadas em www.ccah.eu ou http://www.facebook.com/camaracomercioah.