Festival de Gastronomia em 16 restaurantes na Ilha Terceira

Começa na sexta-feira, 29 de Abril, a sétima edição do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira, “Sabores da Inovação - Terceira Best Food Awards”, que se realiza até 22 de maio, em 16 restaurantes da Ilha Terceira.

Durante o período do Festival, os Restaurantes aderentes vão dispor de uma ementa especial, inovadora e à base de produtos regionais, pelo preço de 12 euros, composta por entrada, três pratos principais (carne, peixe e saudável) e sobremesa. Os clientes optam por um dos pratos principais. Para os mais novos, está disponível um menu criança, por 6 euros, com prato e sobremesa.

Participam no evento 16 restaurantes: A Barrica; Adega do Fado; Angra Garden Hotel (Restaurante Duque da Terceira); Angra Marina Hotel (Restaurante Monte Brasil); Cais de Angra; Clube de Golfe da Ilha Terceira; Hotel Caracol (Restaurante Cozinha do Caracol); Hotel Beira-mar (Restaurante Beira-Mar); Marcelinos Steak House; O Castelinho; O Pescador; O Pirata Gastropub; Restaurante Q.B.; Restaurante Rocha; Sabores do Chef; Terceira-Mar Hotel (Restaurante Monte Brasil). Os menus poderão ser consultados no site da CCAH, em http://www.ccah.eu/  ou no Facebook da Associação Empresarial, em https://www.facebook.com/camaracomercioah.

Os clientes podem escolher o seu restaurante preferido e, ainda, ter a oportunidade de ganhar vales refeição. No final do evento, um júri secreto elege os melhores pratos a concurso, bem como o melhor restaurante, tendo em atenção os critérios de Apresentação, Equilíbrio, Sabor e Utilização de Produtos Regionais no Menu, Ementa, Carta de vinhos, Qualidade do serviço e Ambiente Restaurante.

O objetivo da iniciativa, cofinanciada pelo PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), é promover a inovação na restauração e a utilização dos produtos regionais nos restaurantes locais. É o culminar do período de workshops especializados para a restauração local, com a colaboração da Escola Profissional da Praia da Vitória, em cozinha e serviço de vinhos. Os workshops de serviço de vinhos decorreram entre 08 e 18 Março, subordinados a temáticas diferenciadas como classificação, valorização, normas técnicas, utensílios ou compatibilidade entre vinhos e alimentos. Contaram, ainda, com dias específicos para aprofundamento de conhecimento acerca dos vinhos regionais, designadamente com a presença de produtores da Adega Cooperativa dos Biscoitos, da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico e da Curral Atlantis. O Workshop de cozinha decorreu entre 04 e 06 de Abril e visou o aprofundamento de técnicas e troca de experiências entre os participantes.

No total das 6 edições anteriores foram servidas cerca de 46.000 refeições especiais, movimentando montantes globais na ordem dos 700.000€ euros.