Relatório de Atividades e Contas de 2015 aprovado

O Relatório de Atividades e Contas 2015 da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) foi aprovado em assembleia-geral por unanimidade na Assembleia-Geral da Associação Empresarial, realizada no Salão Nobre da Antiga Sede da CCAH, em Angra do Heroísmo, esta terça-feira, 29 de Março. Foram igualmente debatidos outros assuntos de importância para o tecido económico regional. A Assembleia concluiu que a Região Autónoma dos Açores e a Ilha Terceira em particular continua com algumas pastas que necessitam de soluções urgentes, tais como a descida contínua do preço do leite, a redução de efetivos na Base das Lajes, e a falta de soluções governamentais alternativas ao uso da Base, ao potencial turístico que a ilha tem e na necessidade premente de permitir o uso civil da pista da aerogare das lajes. Nesse sentido, a Assembleia considerou que a Associação Empresarial deve manter o seu papel fulcral na contribuição para o desenvolvimento do tecido empresarial e para o desenvolvimento da própria Região Autónoma dos Açores.

Atividades em 2015

No balanço do ano 2015, destaca-se a continuidade do desenvolvimento de projetos de crucial importância para a economia, visando o reforço da competitividade das empresas e a ligação entre a Instituição, os Associados e o público em geral. O acompanhamento das soluções para a redução da presença americana na Base das Lajes e a competitividade logística por via do “Plano Açores Logístico”, no sentido da implementação de um “hub” marítimo na Região na Praia da Vitória, foram dois dos projetos estruturais desenvolvidos pela CCAH durante o ano 2015, atendendo às preocupações demonstradas por Associados de diferentes setores de atividade. No ano passado, deu-se continuidade, ainda, a dois projetos estruturais para as empresas locais, como são o Projeto de Revitalização das Empresas Açorianas (PREA), no âmbito da reestruturação e/ou concentração de empresas, e o Estudo de Clusters para a competitividade, para se construírem mecanismos de suporte à promoção rápida e eficaz da criação de clusters. Iniciou-se, também, o projeto do Terceira Pass, direcionado aos turistas que permite aos visitantes usufruir de diversas vantagens e da StartUp Angra, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, com o objetivo de se constituir uma “Incubadora de Empresas” em Angra do Heroísmo, com uma infraestrutura sólida, permitindo a racionalização de custos, através da partilha de espaços e com uma base de mentores que prestam apoio/ajuda às empresas a encontrar uma estratégia, a elaborar um plano de negócios e a implementá-lo.

Durante o ano foram, ainda, desenvolvidos o Festival de Gastronomia da Ilha Terceira e as Semanas de Snacks, que são precedidas de workshops e consultoria ao setor da restauração e hotelaria. Promoveram-se campanhas para o comércio no âmbito do projeto Ofereça Açores, com o objetivo de valorizar, desenvolver e potenciar as empresas e a economia regional, através de ações de dinamização.

Foram realizados 31 eventos, entre os quais se destacam sessões de esclarecimento sobre os mais diversos assuntos ou a colaboração na Feira Açores. Além disso, manteve-se a promoção dos produtos regionais, quer em Feiras no exterior, através da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (SISAB, MIPIM, Xantar, Salón de Gourmets, Ligna, Alimentaria Lisboa), quer com a presença na Região de importadores através das Missões Inversas “Buyers Exchange”. Em 2015 foi, ainda, criada a Venda Açoriana, espaço para promoção e venda de produtos regionais nas Sanjoaninas e Feira de Gastronomia do Atlântico, durante as Festas da Praia da Vitória.

Continuou a desenvolver-se o projeto de Parcerias Especiais contando com 100 parceiros das mais diversas áreas e setores de atividade, que oferecem benefícios e condições mais vantajosas aos empresários Associados.

Deu-se continuidade ao projeto de Bolsa de Emprego, tendo como objetivo fundamental constituir-se como uma base de informação que permita simplificar a procura de recursos humanos a emprego ou estágio para as empresas, através da pesquisa de candidatos consoante a necessidade de cada caso. Até dezembro de 2015 registaram-se um total de 1131 inscrições de candidatos à procura de emprego e 97 ofertas de emprego/estágios, o que demonstra a relevância deste projeto.

Realizaram-se cerca de 1320 atendimentos de consultoria jurídica aos Associados, sendo estes efetuados presencialmente, por email ou por telefone e visando questões jurídicas relacionadas, sobretudo, com direito do trabalho, mas também direito comercial e arrendamento urbano ou comercial.

No âmbito do antigo Quadro de Referência Estratégico dos Açores 2007-2013, Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER), a CCAH foi corresponsável pelo Desenvolvimento Local, para investimentos até 200.000€. Até ao final do ano 2015, no que concerne a este subsistema, esta Câmara do Comércio foi entidade avaliadora de 176 candidaturas, com um total de investimento de cerca de 21 milhões de euros.

Realizaram-se 38 ações de formação, sem cofinanciamento público, nas mais diversas áreas de atividade, que envolveram 704 horas de formação, num total de 393 formandos.
Efetivaram-se, ainda, 4 projetos de formação à medida para 3 empresas, que totalizaram 233 horas de formação.

O programa QualSafe, de Segurança e Qualidade na Manipulação dos Alimentos, contou com a participação de 34 empresas associadas, sendo 27 na ilha de São Jorge e 7 na ilha Graciosa.

Em termos de plataformas de comunicação, o site da CCAH alcançou perto de 60.000 visitas, registando um aumento na ordem dos 30% relativamente ao ano anterior, enquanto a página do Facebook da Associação Empresarial terminou o ano com 6.575 “gostos” sendo, atualmente, uma das Associações Empresariais portuguesas com mais “gostos” naquela rede social.