Reunião Direção CCAH e Secretário Regional da Saúde

A Direção da CCAH reuniu no dia 22 de Março com o Secretário Regional da Saúde, com o objetivo de apresentar as principais preocupações dos empresários do setor da saúde. Foram apresentadas as conclusões de uma reunião tida com os Diretores Clínicos do Hospital do Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), bem como demonstrada a preocupação relativa à dívida existente do HSEIT aos empresários armazenistas de produtos farmacêuticos.

Relativamente às principais preocupações existentes no setor da saúde, a Direção da CCAH fez referência à necessidade de aumentar a área de influência do HSEIT, bem como à necessidade de fixar médicos na ilha terceira, e à questão das listas de espera existentes e a falta de condições estruturais dos Centros de Saúde nas ilhas onde não existe hospital, como acontece em São Jorge e Graciosa.

O Secretário Regional da Saúde tomou em devida nota os assuntos mencionados, tendo referido que alguns dos problemas já estavam sinalizados, sendo que os outros irão desenvolver os esforços necessários para a sua resolução.

Quanto à questão dos pagamentos em dívida aos empresários armazenistas de produtos farmacêuticos, a Direção da CCAH voltou a mostrar a sua preocupação em relação à falta de resolução deste assunto, que não é novo, e que provoca graves constrangimentos na situação financeira das empresas, colocando em causa, inclusive, a sua própria subsistência.

O Secretário Regional da Saúde reconhece que existem alguns constrangimentos financeiros no HSEIT, mas que essa situação deverá ficar resolvida nos próximos meses.