Turismo na Ilha Terceira com perspetivas animadoras

Os dados hoje revelados pelo Serviço Regional de Estatística, em relação à atividade turística, são animadores e perspetivam uma subida interessante da atividade na Ilha Terceira.

Segundo os valores divulgados, o número de turistas na Ilha, em Dezembro de 2015, subiu 66,7% em comparação com o mesmo mês do ano 2014, revelando um crescimento muito positivo e a importância da decisão do Governo Regional em apoiar a vinda de operações charter para a Ilha. As operações também contribuíram para que o crescimento anual do turismo na Ilha passasse de aumentos residuais de 3%, que se verificavam no mês de setembro, para 7,4%, com impactos muito positivos nas empresas do setor do turismo, desde hotelaria a restauração, passando pela animação turística.

É, assim, muito importante consolidar estas operações no próximo ano, e garantir o sucesso das mesmas, e de outras anunciadas, com a da Air Berlim, bem como salvaguardar os voos das operadores regulares provenientes do mercado nacional, SATA e TAP, garantindo maior disponibilidade de lugares nesses voos.

É, ainda, essencial que todos os atores desenvolvam esforços para garantir que a operação da Ryanair possa vir o quanto antes para a ilha Terceira, no seguimento das declarações de interesse efetuadas no final de 2015, e hoje novamente transmitidas publicamente pelos responsáveis da companhia aérea irlandesa. Esta possibilidade corresponde ao desejo dos empresários do setor do turismo na Ilha e deve ser encarada como fundamental para o crescimento sustentado do setor, conforme demonstram os números das dormidas em São Miguel, muito alavancadas pela presença das operadoras lowcost na Ilha.