Não podemos continuar assim

Os problemas logísticos continuam a afetar as empresas da Ilha Terceira e voltam a prejudicar a competitividade das empresas locais.

De acordo com o acompanhamento que a CCAH vem fazendo ao itinerário mensal dos navios de contentores na Região Autónoma dos Açores, no mês de Junho houve atrasos nas datas previstas para chegadas ao Porto da Praia da Vitória, nos navios Ponta do Sol, Furnas e Monte da Guia na semana de 22 a 26 Junho, época das festas Sanjoaninas, provocando grandes constrangimentos nos abastecimentos previstos pelas empresas, e no navio Corvo no mês de Julho, que deveria ter atracado no dia 14 e chegou apenas no dia 16 de Julho.

Aos frequentes problemas dos atrasos nos itinerários, acresce que esta semana há contentores em risco de não desembarcarem, pois a única grua em funcionamento no Porto da Praia está avariada há cerca de um mês. Numa época tão importante de abastecimento de mercadorias para os agentes económicos locais, é injustificável que se verifiquem estes atrasos e constantes adiamentos nos itinerários previstos.

Serão novamente as empresas locais a assumir as perdas causadas pela má operação, e os terceirenses prejudicados. Não podemos continuar a assistir de forma impávida a estas alterações e problemas constantes! É fundamental que a entidade reguladora e o Governo Regional intervenham e que a situação se altere, de modo a que o tecido empresarial possa planear a sua atividade de modo exato e rigoroso.