Direção da CCAH defende retirada de apoio do Governo Regional à Universidade dos Açores!

Direção da CCAH defende retirada de apoio do Governo Regional à Universidade dos Açores!
Enquanto não for respeitado a tripolaridade que defende o desenvolvimento regional

É com grande indignação que a Direção da CCAH recebeu a confirmação do encerramento do curso de Gestão no Polo da Ilha Terceira. Não podemos esquecer a importância do acesso à formação e o impacto que este curso em específico teve no desenvolvimento económico da nossa ilha. As empresas terceirenses há muitos anos reclamavam a necessidade de formação nesta área, e iniciativas como as 2 edições de MBA iniciativa da Camara do Comercio de Angra do Heroísmo ( CCAH ), demonstraram o forte potencial deste tipo de formação o que se continuou a sentir pela forte adesão ao curso de gestão e à sua tradução em resultados financeiros para a Universidade dos Açores.
 Pelo que conhecemos este é um dos cursos mais rentáveis da Universidade dos Açores! Mesmo que fossem contratados mais dois docentes, para fazer fase a uma suposta acreditação, posta em causa pela própria reitoria da universidade dos Açores, este curso continuaria a ser largamente rentável!
 É certo que a Universidade dos Açores é tutelada pelo Governo da República, e as suas decisões não dependem do Governo Regional dos Açores. Todavia, o Governo Regional dos Açores tem naturalmente uma palavra a dizer acerca do modo como o seu apoio à tripolaridade se repercute. Neste contexto, a CCAH questiona se este apoio não deveria ser retirado, de imediato, até a UAC respeitar o seu papel importante no desenvolvimento académico que tem junto de todos os Açorianos, necessário para a coesão regional e desenvolvimento harmónico do Arquipélago.
 O sucesso do curso de Gestão na Ilha Terceira é inquestionável, não só pela qualidade do curso ministrado, pelo elevado número de alunos inscritos, pela componente financeira importante que trouxe à Universidade dos Açores, além de que se conseguiu colmatar uma falha existente entre o mundo académico e empresarial. Provas disso foram as iniciativas realizadas como o Late Night Chat e os Fóruns de Empreendedorismo, que foram um êxito, envolvendo várias entidades, entre as quais empresários.
 Não podemos aceitar uma visão redutora e centralista do que não deverá ser o ensino universitário dos Açores! E estamos em crer que o Reitor da Universidade tem alternativas para esta situação que foi despoletada e já está a trabalhar para a continuação desta importante formação, pelo que já solicitamos uma audiência ao mesmo, bem como uma Assembleia extraordinária do Conselho de Ilha para debater este importante assunto.