Feira agrocomercial 2013 mostra potencialidades económicas da Ilha Terceira

Cerca de 60 empresas e quase duas centenas de animais estarão em exposição na Feira agrocomercial 2013, que decorre entre 07 e 10 de Junho, no Parque Industrial de Angra do Heroísmo, numa organização da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT), com apoios da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e Câmara Municipal da Praia da Vitória e co-financiamento do programa Proconvergencia.

Situada na extremidade norte do Parque Industrial, a Feira tem uma área total de cerca de 11.000 m2 com diferentes atividades e propostas de animação nos diversos espaços, entre os quais um armazém comercial, tenda agrícola e uma área fechada ao trânsito, para animação e exposição automóvel. Segundo disse o vice-presidente da CCAH, Rodrigo Ávila, na conferência de imprensa de apresentação do evento, a Feira “resulta de um esforço das duas associações, no sentido de existir maior complementaridade e para proporcionar ao público um fim-de-semana prolongado de festa, alegria e bons negócios”. 

Assim, no Armazém Comercial estarão em exposição mais de seis dezenas de empresas e entidades, ligadas ao comércio, serviços, construção civil, artigos para o lar, agroalimentares e agrícolas. Além disso, alberga o espaço destinado ao Restaurante oficial da Feira, “O Cachalote”.

Em frente do Armazém encontram-se expostos veículos, máquinas agrícolas e tractores, sendo também o espaço onde irão decorrer actuações musicais ao longo dos quatro dias de Feira, além de atividades direcionadas aos mais novos, como passeios de póneis ou jogos tradicionais.

Finalmente, a zona Agrícola, com cerca de 2000m2 de tenda coberta, vai albergar exposições, concursos e espectáculos relacionados com a temática agrícola.

A inauguração é na sexta-feira, 07 de Junho, às 19h00, com encerramento às 23h. Sábado e Domingo a Feira abre às 11h e encerra às 23h. Na segunda-feira a abertura é também às 11h, mas o encerramento é às 22h. A entrada é livre.

Programa

A Feira agrocomercial 2013 é inaugurada às 19h00 de sexta-feira, 07 de Junho, com uma Largada de pombos pela Associação Columbófila da Ilha Terceira, e Atuação da Filarmónica União Musical das Fontinhas. Às 21h00, a CCAH faz o lançamento da Revista “Mercearia”, projeto no âmbito do Ofereça Açores, com edição do jornalista Joel Neto.

No segundo dia de Feira, sábado, 08 de Junho, a abertura é às 11h, com a Escola de Jovens Manejadores da Raça Frísia no pavilhão de concursos. Às 16h, a GNR vai efetuar uma Demonstração Cinófila e sensibilização para o bem-estar animal. Pelas 16h30 serão anunciados os vencedores e entregues os prémios do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira 2013, no auditório da Feira. No mesmo local, a partir das 18h, a vice-presidência do Governo regional vai apresentar as medidas de apoio em vigor para as empresas açorianas. Às 19h00 realiza-se o XV Concurso Terceirense da Raça Holstein Frísia- Vitelas e Novilhas, no Pavilhão de Concursos da tenda agrícola e às 21h00 atua o grupo “Carla Rosado & The Beer Nuts”.

No domingo, 09 de Junho, a abertura é às 11h, com o XV Concurso Terceirense da Raça Holstein Frísia – Vacas em Lactação, no Pavilhão dos Concursos da tenda agrícola. Às 14h, no auditório do armazém comercial, há a apresentação da Produção de “Biogás” nas explorações agropecuárias e pelas 16h a atuação do Grupo Infantil de Folclore de São Carlos, no palco da Feira. Às 19h30 efetua-se o V Concurso de Jovens Manejadores Terceirenses da Raça Holstein Frísia, no Pavilhão de Concursos da tenda agrícola e duas horas depois é apresentado o pónei da Terceira no mesmo pavilhão. Às 21h00 atua o grupo “Os Sete da Vida Airada”, sendo que a partir das 22h há a atuação do Grupo de Folclore de Guimarães e das Batucadeiras de Cabo Verde, no âmbito do Congresso Mundial de Folclore, que decorre na Terceira. 

Segunda-feira, 10 de Junho, a abertura é às 11h, com a oportunidade de um contacto com abelhas vivas e Prova de Mel a partir das 16h. Às 18h atuam os MUTE, com um Tributo ao Fado e às 20h30 a Real Extudantina. A Feira encerra às 22h.

Todas as informações relativas à Feira, nomeadamente programa completo, planta, notícias, divulgação e apresentações, podem ser acompanhadas em www.ccah.eu ou http://www.facebook.com/camaracomercioah.