Angra do Heroísmo com o primeiro ponto de carregamento rápido para veículos elétricos

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo destacou hoje a inauguração, em Angra do Heroísmo, de um ponto de carregamento rápido para veículos elétricos, por ser o primeiro a entrar em funcionamento de um conjunto de 16 que o Governo dos Açores está a implementar.

“A mobilidade elétrica é uma prioridade estratégica deste executivo”, frisou Marta Guerreiro, que falava, no primeiro dia da visita do Governo Regional à ilha Terceira, na inauguração deste ponto de carregamento, salientando, entre várias medidas, que “está em curso a instalação de uma rede de 26 pontos de carregamento de veículos elétricos, 16 dos quais de carregamento rápido”.

Segundo a governante, até ao final do ano estarão implementados, pelo menos, oito dos 16 pontos de carregamento rápido, para além dos restantes 10, para os quais foram estabelecidas parcerias com Câmaras Municipais, ficando assim, até ao primeiro semestre de 2020, todos os concelhos dos Açores com, pelo menos, um posto de carregamento.

“Temos a certeza que esta rede de pontos de carregamento será mais um impulso na concretização da mobilidade elétrica”, sublinhou.

A titular da pasta da Energia referiu ainda que “o orçamento para o próximo ano prevê cerca de meio milhão de euros para incentivos à aquisição de veículos elétricos, sejam eles carros, motas ou bicicletas”.

O diploma que regula estes incentivos financeiros está em consulta pública até 3 de novembro, no sentido de recolher o maior número possível de contributos que resultem, na prática, num sistema eficaz e célere de atribuição destes apoios aos Açorianos.

“Estamos a falar de uma opção estratégica de política energética e ambiental, tendo em conta os objetivos que definimos para o desenvolvimento sustentável, para a descarbonização da economia, para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas e para a melhoria da eficiência energética”, afirmou Marta Guerreiro.

 

Fonte: GaCS/HMB