Dormidas de turistas com subida de 17,1% até agosto

Região está a cerca de 400 mil dormidas de bater novo recorde, o quinto consecutivo. Dormidas duplicaram em quatro anos.

As dormidas de turistas nos Açores nos estabelecimentos hoteleiros, de turismo em espaço rural e no alojamento loca, registaram um aumento de 17,1% nos primeiros oito meses deste ano, de janeiro a agosto, por comparação com o mesmo período de 2018.

Segundo os mais recentes números do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), foram registadas até agosto na Região e em todas as tipologias de alojamento cerca de 2 milhões e 73 mil dormidas.

Este número coloca o turismo açoriano a apenas cerca de 400 mil dormidas de bater um novo recorde, que será o quinto consecutivo desde 2015 e quando ainda faltam contabilizar os últimos quatro meses do ano.

Aliás, os Açores viram duplicar o número de dormidas de turistas em apenas quatro anos, passando de cerca de 1,2 milhões em 2015 para 2,4 milhões em 2018, estimando-se novo recorde este ano, perante o atual ritmo de crescimento na ordem dos dois dígitos.

Só no mês de agosto e segundo os dados do SREA, registaram-se nos Açores e nas várias tipologias de alojamento 446,5 mil dormidas, com um aumento de 14,7% face ao mesmo mês de 2018.

Por ilhas e ainda relativamente a todas as tipologias de alojamento, São Miguel, que já representa quase 70% do total de dormidas nos Açores, foi a ilha que registou a maior subida nesse indicador, entre janeiro e agosto deste ano, com um aumento de 23,5% face ao mesmo período de 2018.

Pelo contrário, a ilha Terceira não conseguiu até agora crescer em dormidas, nas várias tipologias de alojamento, tendo mesmo registado uma diminuição de 2,2% nas dormidas de janeiro a agosto, por comparação com o mesmo período do ano passado.

Falando agora apenas da hotelaria tradicional, os dados do SREA revelam também um aumento de 10,3% nos proveitos totais entre janeiro e agosto deste ano, face ao período homólogo de 2018, num valor acumulado que já ultrapassou os 75 milhões de euros.

Quer isto dizer que a hotelaria deverá este ano ultrapassar a barreira histórica dos 100 milhões de euros nos proveitos totais.

O alojamento local, que representa já cerca de um terço do total de dormidas nos Açores, registou entre janeiro e agosto deste ano 678,2 mil dormidas, com um aumento de 52,4% face aos primeiros oito meses de 2018.


Fonte: Açoriano Oriental