Marta Guerreiro salienta elevada participação dos vários setores de atividade no processo de certificação dos Açores como destino sustentável

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje, em Ponta Delgada, a elevada participação dos vários setores de atividade, entidades públicas e privadas, bem como “uma enorme vontade de colaborar” no processo em curso de certificação dos Açores como destino sustentável.

Marta Guerreiro falava à margem do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, que contou com a participação de entidades públicas, associativas e privadas, representativas dos interesses diretamente relacionados com a temática.

Este comité consultivo tem como objetivo acompanhar, analisar, debater, emitir pareceres e fazer recomendações sobre o processo de certificação, sobre a implementação de instrumentos de planeamento, gestão e monitorização, bem como acompanhar a atividade da Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores (DMO).

A titular da pasta do Turismo referiu que, no contexto da certificação, “desenvolveu-se um Plano de Ação, que constitui, a par da política de sustentabilidade do destino, um dos documentos chave do processo e essencial para se obter a certificação pela Earthcheck”.

A Secretária Regional frisou que se trata de “uma ferramenta que identifica e define as medidas a implementar a curto, médio e longo prazo”, pelo que foi premente ouvir várias entidades, de forma a que este documento possa refletir as necessidades reais dos Açores, capacitando a Região com medidas que respondam às realidades futuras.

“Quer as Green Teams, quer os grupos de acompanhamento, quer este Comité Consultivo são determinantes neste processo, principalmente pela incorporação dos contributos obtidos por cada uma destas estruturas”, reforçou, acrescentando que “já se realizaram Green Teams em todas as ilhas e todos os grupos de acompanhamento já reuniram, terminando esta primeira fase com a reunião de hoje do Comité Consultivo”.

No primeiro caso, as Green Temas são grupos de trabalho, por ilha, constituídos por representantes de entidades representativas dos interesses locais, como sejam as autarquias, entidades associativas, empresas e cidadãos, sendo responsáveis pela definição e implementação na respetiva ilha do plano de ação e pela melhoria da sustentabilidade dos Açores.

Por outro lado, os grupos de acompanhamento são constituídos por entidades públicas, que devem operacionalizar a concretização das medidas e ações destinadas ao cumprimento dos requisitos e metas da certificação.

Marta Guerreiro evidenciou que o Plano de Ação 2019-2027 integra, assim, ações que se revelam de valor acrescentado para a política de sustentabilidade do destino Açores, numa postura coordenada entre o turismo e os diversos setores de atividade da Região, definindo, para o efeito, objetivos e metas orientados para a melhoria da dinâmica territorial, com impactos para o desempenho futuro e passíveis de monitorização constante e potenciais ajustes.

Em declarações aos jornalistas, a governante lembrou que os Açores contam já com o galardão de Bronze da Earthcheck, prevendo-se uma auditoria desta entidade certificadora ainda este mês, que poderá possibilitar a certificação até ao final do ano.

A titular da pasta do Turismo frisou a importância desta certificação por ser uma responsabilidade para com o “legado ambiental e cultural fantástico que temos”, sendo uma “obrigação” cuidar dele e deixa-lo para as novas gerações, mas também, e, acima de tudo, “uma extraordinária oportunidade, porque nos posiciona como Região que se quer promover no mundo como uma referência em termos de sustentabilidade”.

Para mais informações sobre o Plano de Ação e todo o processo de certificação, os interessados podem consultar o endereço https://sustainable.azores.gov.pt/.


Fonte: GaCS/HMB