Programa “Educação Empreendedora” chega a 1650 alunos de todo o arquipélago

A 10.ª edição do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!” vai abranger as nove ilhas dos Açores, num total de 1650 alunos de 41 escolas, durante este ano letivo.

“É um projeto que valoriza a criatividade dos jovens açorianos, numa perspetiva de empreendedorismo para a vida”, frisou ontem o diretor regional da Juventude, Lúcio Rodrigues, na apresentação do programa.

Aplicado às escolas da Região, “Educação Empreendedora” pretende entre os seus objetivos despertar e incentivar nos professores e nos alunos dos Açores o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo, a longo prazo, criar o seu próprio emprego e contribuir simultaneamente para a política ativa de emprego e para a criação de riqueza na Região.

“A mensagem que queremos passar é que o empreendedorismo não acaba com o concurso IdeiaAçores, temos de ser empreendedores para a vida e é por isso que começamos no primeiro ciclo e acabamos no secundário e profissional”, afirmou, frisando que só se consegue “mais participação cívica, mais formação e mais emprego solidificando a formação da base para o topo”.

Nesta edição, o programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!” vai abranger quatro áreas temáticas: Inovação; Cidadania e território; Tecnologia e comunicação e Empreendedorismo e empregabilidade.

O programa vai desenvolver-se em quatro fases: a primeira formação de professores que já decorreu; seguem-se sessões nas escolas, eventos locais e a culminar um evento regional.

Ao longo deste ano, o programa pretende ainda reconhecer e dar visibilidade aos casos de sucesso de jovens empreendedores que passaram por este programa.

Nesse sentido ontem foi apresentada aos jovens presentes a Queijaria Furnense, um caso de sucesso desenvolvido por uma jovem empreendedora, Paula Rego, que passou por este programa.

O diretor regional realçou ainda que o programa foi internacionalizado, através do projeto “Entrepreneurship Education: a Road to Sucess”, no âmbito do Programa ERASMUS + Juventude em Ação, envolvendo alunos e professores de escolas dos Açores, de Portugal continental, da Roménia, de Espanha e da Bulgária e foi liderado pela Direção Regional da Juventude.


Fonte: Açoriano Oriental