Compras através de TPA atingem quase 100 milhões de euros

As compras realizadas nos Açores através de Terminais de Pagamento Automático atingiram os 99,4 milhões de euros em junho passado, representando uma subida homóloga de 6,9%.

As compras realizadas nos Açores através de Terminais de Pagamento Automático (TPA) chegaram aos 99,4 milhões de euros (ME)em junho, representando uma subida homóloga de 6,9% - informa o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Por seu lado, os levantamentos em caixas ATM atingiram os 54,6 ME, correspondendo a um acréscimo homólogo de 1,6%.No seu conjunto, TPA e ATM registaram uma variação homóloga mensal de 4,9%.

“As compras realizadas por intermédio de terminais TPA atingiram em junho de 2019, nos Açores, um montante de 99,4 milhões de euros, um acréscimo homólogo de 6,9%. Destes, cerca de 85,4 milhões de euros são de compras efetuadas com cartões de bancos nacionais (um acréscimo homólogo de 3,5%) e cerca de 14 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 33,1%”, frisa o SREA.

A nível nacional, as compras atingiram 3928,3 ME, registando um aumento homólogo de 8,1%.

De acordo com a mesma fonte, entre abril e junho deste ano, as compras feitas com recurso a terminais TPA totalizaram 286,2 ME, aumentando 10,8% em relação a igual período do ano anterior (258,3 ME).

Por seu turno, no que diz respeito ao primeiro semestre, verifica-se uma variação homóloga positiva de 10,4% nas compras realizadas através de terminais TPA.


Fonte: Açoriano Oriental